5ª Sequência do PEJR inicia hoje

Durante esta semana (07 à 11/05), os jovens da segunda turma do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR) participam da 5ª Sequência do programa desenvolvido pela Adel no Ceará, desde 2010 em parceria com o Instituto Souza Cruz. A 5ª Sequência tem como foco trabalhar o tema Empreendedorismo do jovem rural para o desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Com o objetivo de identificar e analisar as potencialidades de ações empreendedoras na agricultura familiar no território, os jovens irão conhecer experiências nos municípios do Médio Curu que estão colaborando com o desenvolvimento de suas comunidades.
Uma das experiências a serem visitadas é o Fundo Rotativo Solidário, desenvolvido pela Associação dos Moradores de Malhada (AMA), em Pentecoste. Desde 1994, a associação iniciou este projeto que já beneficiou 448 propostas de 74 sócios da entidade. Outro projeto que será visitado é a produção coletiva de tilápia, que surgiu a partir do Fundo Rotativo Solidário.

Segundo Carlos Antonio, presidente da associação, o fundo rotativo foi e é a base do funcionamento da entidade, pois atualmente a associação tem suas reuniões regular mensal, com a participação de  90% dos seus associados. “O fundo possibilita aos moradores a troca de suas casas de taipa para de tijolos, a compra de material de pesca, mobília das casas, realização de festas, criação de comércio, e formação de empreendimentos individuais e coletivos”, enfatiza ele.
Além de conhecerem a experiência da comunidade de Malhada, os jovens vão receber no Centro de Formação, em Cipó, a visita de representantes do Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDT) e do Centro de Inclusão Digital de Boa Vista. Ambas têm como propósito discutir sobre a inclusão social no território e a participação da juventude.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *