Adel apresenta os vencedores do Prêmio A Nova Cara do Sertão

A noite do último dia 29 de maio, entrará para a história da Adel como um momento de celebração e reconhecimento pelo sólido trabalho realizado desde 2007 por jovens filhos de agricultores rurais que criaram a organização e, hoje, premiam outros jovens que estão empreendendo na região e dando uma Nova Cara ao Sertão.

Os três jovens empreendedores rurais vencedores da 1ª edição do Prêmio A Nova Cara do Sertão foram apresentados no evento de premiação, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em Fortaleza.

Nesta edição, o prêmio reconheceu jovens empreendedores rurais do território dos municípios do Médio Curu (Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca), que se destacam tanto pelo negócio que empreendem quanto por sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.

Miriam Leitão (FIEC), Giliard Gama (1º Lugar) e Wagner Gomes (Adel)

O jovem Giliard Gama, 28 anos, residente no distrito rural de Serrota/Pentecoste, conquistou o 1º lugar. Neto e filho de agricultor escolheu também esta profissão para sua vida e, após participar em 2012, do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) realizado pela Adel, decidiu investir na produção de coco com seu pai.

Após acessar a linha de crédito do Fundo Veredas da Adel, Giliard implantou um sistema de irrigação por microaspersão na produção de coco, que além de economizar água, permitiu um desenvolvimento melhor do plantio, elevando a produção. “Estou muito feliz por ter ganhado o prêmio, e compartilho com os sete finalistas, os demais jovens do PJER e toda a equipe da Adel que representa A Nova Cara do Sertão”, relatou.

Conquistou o segundo lugar o jovem Joilson Marques, 25 anos, da comunidade de Lagoa das Pedras/Apuiarés. Sócio da Associação de Apicultores viu na apicultura, principal atividade desenvolvida na comunidade, a oportunidade de montar o seu empreendimento. Fabrica e comercializa equipamentos apícolas (colmeias, ninhos, melgueiras, quadros e telas excluidoras) e móveis (guarda-roupas, mesas e cadeiras).

O terceiro lugar foi conquistado pelos jovens Alisson Bezerra (22 anos) e Jocileide Chaves (30 anos), da comunidade de Boa Vista/Pentecoste. Eles criaram o empreendimento “Aves do Sertão”, e vendem mensalmente 200 kg de carne para o PNAE (Programa Nacional de Apoio a Merenda Escolar de Pentecoste) e para o consumidor final, na própria região.

A cerimônia de premiação reuniu cerca de 60 pessoas e teve a apresentação musical da Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz. Participaram do evento, representantes das organizações parceiras da Adel, jovens e familiares dos finalistas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *