Adel apresenta Programa Jovem Empreendedor Rural em evento nacional da IAF

Entre os dias 25 e 29/04, a Adel participou do Encontro Nacional de Donatários da IAF (Fundação Interamericana), em João Pessoa/PB. Aurigele Alves, diretora de programas e o jovem empreendedor rural Benedito Barbosa, estiveram no evento representando a instituição.

Cerca de 70 entidades do Brasil, que atuam na área de direitos humanos, agricultura familiar, educação popular, negócios inclusivos, agroecologia, cooperativas e economia solidária estiveram no evento. Além da Adel, participaram do Ceará, a ADELCO e COPEMA, ambas com sede em Fortaleza.

Abertura do Encontro IAF – Foto: Rádio ABC

O evento possibilitou a troca de conhecimentos entre as organizações apoiadas pelo IAF e discutir coletivamente os desafios identificados e as formas de cooperação e parcerias entre as organizações. A Adel apresentou no evento os resultados do Programa Jovem Empreendedor Rural, que é desenvolvido desde 2014, com o apoio da IAF e outros patrocinadores, incluindo a Petrobras.

Benedito Barbosa, um dos jovens beneficiados do Programa Jovem Empreendedor Rural compartilhou os impactos alcançados a partir do ingresso no programa e os objetivos que ele e os demais jovens da Rede de Jovens Empreendedores Rurais desejam alcançar. Benedito, que é produtor de aves caipira, é um dos articuladores da Cooperativa Caroá, iniciativa dos próprios jovens, com o apoio da Adel a fim de proporcionar a comercialização dos empreendedores da região.

No decorrer da semana, cada participante teve a oportunidade de pensar intercâmbios entre si e visitaram o Centro de Educação Popular (CENEP) em João Pessoa, organização parceira da IAF. “A semana foi de muita aprendizagem. Foi uma grande oportunidade participar desse grandioso evento, que proporcionou uma maior compreensão da atuação da IAF e sobretudo da cooperação existente entre os projetos e organizações”, ressalta o jovem Benedito.

Benedito Barbosa, jovem empreendedor rural, e, Aurigele Barbosa, diretora de programas da Adel – Foto: Rádio ABC

Para Aurigele Alves, diretora de programas da Adel, o evento contribuiu com a construção e consolidação de novas parcerias. “Além de conhecer de perto outras organizações, o encontro nos possibilitou compartilhar nossas experiências, saberes e desafios enfrentados em nossa organização. Foi uma experiência única, encontrar pessoas de várias regiões do país com sotaques e culturas diversas. Toda esta diversidade é importante para a construção do Brasil que queremos e sonhamos.”

A IAF é um órgão independente do governo dos Estados Unidos que incentiva parcerias entre organizações comunitárias, empresas e governo local, a fim de colaborar com a qualidade de vida das pessoas e fortalecer as práticas democráticas.

Mais informações: http://portugues.iaf.gov

Compartilhar: