Adel beneficia produtores de leite na região de Sobral

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), realizam no território do Polo de Sobral I, no Ceará, o Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite. Participam do Projeto cento e vinte e cinco (125) pequenos produtores de leite de quatro municípios – Sobral, Irauçuba, Miraíma e Santana do Acaraú.

O Projeto busca contribuir para o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura de leite no território. Objetiva ampliar as capacidades técnicas e de gestão das pequenas propriedades rurais; fortalecer as estruturas organizativas para aumentar a efetividade de estratégias de desenvolvimento da atividade econômica; e, difundir entre os produtores conhecimentos, soluções e tecnologias que gerem resultados efetivos em curto e longo prazo.

Em dezembro, o Diretor Executivo da Adel, Adriano Batista, juntamente com a Gerente Executiva Estadual do BNB, Jeânia Gomes, apresentaram o Projeto para o Comitê Gestor do Território Rural de Sobral em Santana do Acaraú/CE, que realizou o evento “O Bom de Leite”, em parceria com o BNB. Adriano Batista espera que as ações do Projeto auxiliem na estruturação da cadeia produtiva do leite, na organização dos produtores e no desenvolvimento da região.

Jeânia Gomes acredita na cooperação como algo essencial para o desenvolvimento da atividade. “Sozinho não vamos a lugar nenhum, ninguém vai. Quando começamos esse trabalho há quatro anos, nessa metodologia do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), chegávamos para o produtor e perguntávamos quanto eles gastavam para produzir um litro de leite, boa parte deles não sabiam. Hoje ainda há produtores que não sabem. Por isso é muito importante iniciativas que ajudem esses produtores a descobrirem a melhor forma de gerir suas produções”, reforça.

As atividades do Projeto são divididas em três eixos: capacitação, assessoria e difusão de tecnologias. O eixo capacitação compreende a realização de seminários, minicursos, dias de campo e intercâmbios. Já o eixo assessoria foca na elaboração de planos de negócios, no fortalecimento organizativo e na criação de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O eixo difusão de tecnologias propõe a implantação de uma Unidade de Referência de Bovinocultura de Leite na sede da Associação Comunitária dos Assentados de Tanques, em Santana do Acaraú/CE, para difusão de soluções e tecnologias socioambientais viáveis e aplicáveis ao contexto e aos desafios enfrentados.

As atividades do eixo capacitação no território iniciam com o Seminário Bovinocultura de Leite e Desenvolvimento Rural Sustentável, dia 4 de fevereiro, às 9h, no Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), no município de Sobral/CE. Durante o Seminário acontecerá o Painel Desafios da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite no território do Polo de Sobral I e estratégias de superação.

O painel será mediado por Alano Luna, Doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará e Especialista de Projetos da Adel, com a participação do Prof. Dr. Magno José Duarte Cândido do departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Prof. Dr. Cleber Medeiros Barreto, docente do curso de Zootecnia no Instituto Federal do Ceará, Campus Limoeiro do Norte.

O Projeto conta com o apoio da Associação Comunitária dos Assentados de Tanques, da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará, Sebrae, Ematerce, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, do Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF/UFC) e das Secretarias de Agricultura dos municípios atendidos.

Programação Seminário Bovinocultura de Leite e Desenvolvimento Rural Sustentável
9h – Credenciamento
9h10 – Lanche
9h30 – Abertura
9h40 – Apresentação do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) / BNB | Jeânia Rogério Gomes – gerente executiva estadual BNB
9h50 – Apresentação do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite | Adriano Batista – diretor executivo Adel
10h20 – Fala dos parceiros
11h10 – Painel Desafios da Cadeia Produtiva da Bovinocultura de Leite no território do Polo de Sobral I e estratégias de superação | convidados: Cleber Medeiros Barreto – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Magno José Cândido – Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura (NEEF) / Universidade Federal do Ceará (UFC) e Alano Albuquerque Luna – especialista de projetos Adel – mediador
12h – Encerramento

Serviço
O que: Seminário Bovinocultura de Leite e Desenvolvimento Rural Sustentável
Onde: Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) – Rua do Escambo, 193 – Dom Expedito – Sobral – CE
Quando: 4 de fevereiro de 2020 – 9h às 12h

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *