Adel conclui Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios

Na próxima semana (27/06 à 01/07), os jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural participam do último módulo do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios e apresentam aos pais, parceiros e comunidade seus Planos de Negócios.

O Plano de Negócio é um instrumento de gestão e marketing que faz parte da grade curricular do programa e que ao longo dos quatro meses do Curso os jovens são orientados e direcionados para escrevê-lo.

Após estudarem diversos eixos temáticos, como: Inovação, Gerenciamento de Riscos, Logística de Comercialização, Boas Práticas de Produção e Escala de Negócio, os jovens estão aptos a ingressar na segunda etapa do Programa, que é o acesso ao crédito para empreenderem.

A Adel acredita que esta segunda etapa do Programa é extremamente positiva. É o momento em que os jovens recebem apoio financeiro e assessoria técnica para colocar em prática suas ideias empreendedoras.


Durante o Curso, a equipe de formação da Adel e colaboradores externos discutem com os jovens a importância do planejamento e os desafios de empreender. Mirlânia Lima, graduanda em contabilidade, sócia e integrante do Conselho Administrativo da Adel, esteve nos dias 06 e 07/06, ministrando uma oficina sobre planejamento financeiro.

O planejamento financeiro é uma ferramenta de gestão muito útil para os jovens empreendedores, quando aplicada estrategicamente. Gabriela Brito, 21, que pretende abrir um salão de beleza em Matões, Caucaia, ressalta que a oficina esclareceu suas dúvidas sobre a viabilidade financeira do empreendimento.

“O plano de negócio foi algo que todos os jovens foram se apaixonando à medida que cada palavra era escrita, tínhamos muitas dúvidas a respeito. Para a maioria da turma era a parte mais complicada, mexer com número não é algo fácil, ainda mais quando esses números vão revelar o destino do seu negócio. A oficina nos mostrou que números, gráficos, tabelas e outros não eram nenhum bicho de sete cabeças”, enfatiza Gabriela

A conclusão desta etapa de formação do Programa é muito importante para os jovens e a produção do Plano de Negócio é um processo necessário para implementação dos empreendimentos rurais e para o acesso ao Fundo Veredas, estratégia da Adel para apoiar jovens empreendedores rurais.

Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, integra a primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor Rural e tem uma carga horária de 720 horas aulas, cumpridas ao longo de 04 meses.

O curso é destinado aos jovens com idade entre 16 e 32 anos, que desejam abrir seu próprio negócio e permanecer no meio rural. Durante a formação os jovens aprendem sobre as características de um empreendedor, elaboram seus planos de negócios e discutem sobre a implantação de seu empreendimento.

Durante a formação, os jovens participam de um conjunto de oficinas e desenvolvem suas capacidades em áreas como associativismo, cooperativismo, protagonismo, lideranças, empreendedorismo, planejamento, administração rural, gestão, técnicas produtivas, alfabetização digital, comercialização, negócios rurais, microfinanças, agregação de valor, cadeias produtivas, sustentabilidade ambiental, governança e participação em redes, arranjos produtivos locais (APLs) e plano de negócio.

Este ano, a Adel ministrará duas turmas do Curso. A primeira encerra as atividades no dia 01 de julho e a segunda será selecionada nos próximos meses. O Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *