Adel divulga Medidas de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais

Samuel Mesquita, 28, agricultor e produtor de galinha caipira, mora na comunidade rural Laura Muquém, Tejuçuoca/CE

Diante de todos os problemas ocasionados pela pandemia que mudou o ritmo do planeta, a COVID 19, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) divulga medidas de apoio aos Jovens Empreendedores Rurais beneficiados pelo Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER).

Cerca de três mil jovens rurais apoiados pelo PJER têm como principal renda os serviços e produtos que disponibilizam por meio de seus pequenos e médios negócios. As medidas de apoio da Adel a estes jovens são divididas em três eixos: Assessoria e Mentoria virtual; Produção de Conteúdo e-learning; e; um Plano de contingência do Fundo Veredas, iniciativa de crédito própria e particular criada pela instituição.

As assessorias e mentorias para os jovens são feitas por telefone e whatsapp pela equipe de Programas da Adel. A equipe analisa a situação de cada empreendimento e planeja junto com o jovem soluções e medidas para amenizar os impactos da crise no negócio. Já a produção de conteúdo e-learning acontece por meio das redes sociais. Serão realizadas, a partir de segunda-feira, 13, lives, webinars, rodas de conversa virtuais, fóruns e publicações de encartes com conteúdo para auxiliar os empreendedores. Diversos especialistas estarão junto com a Adel falando sobre resiliência, educação financeira, empreendedorismo, inovação, economia criativa, diversidade, dentre outros temas.

Marcelo Barros, 21, produz bolos e doces, mora no município de Pentecoste/CE

O primeiro encontro online vai abordar o tema Resiliência. Será na segunda-feira, 13, às 19h, com a participação de dois Diretores da Adel, Gláucio Gomes (Desenvolvimento) e Aurigele Alves (Programas). A live será no instagram da Adel (@adelceara). Na quinta-feira, 16, às 14h, acontece um webinar sobre Educação Financeira no canal do youtube, com a participação de Lilian Prado, Co-fundadora e Diretora da ONG Acreditar.

Ações do Fundo Veredas

O Plano de contingência do Fundo Veredas é destinado a todos jovens que tomaram crédito nos últimos anos para implementarem seus negócios. As medidas de apoio para os jovens que acessaram o Fundo Veredas, incluem a suspensão de pagamentos, ampliação de carência, renegociação de prazos e dívidas pelos próximos 90 dias.

Segundo a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, estas ações objetivam apoiar/dialogar com os jovens empreendedores rurais para juntos driblarem essa crise. “Mesmo com os auxílios governamentais disponibilizados, a maioria dos jovens, em especial os jovens rurais, não terão acesso a benefícios que garantam a manutenção de seus negócios”, destaca.

Tanto os empreendedores que residem no meio rural quantos os que vivem nos centros urbanos estão remodelando seus processos e buscando alternativas para sobreviverem a esta crise. Os gestores da Adel seguem analisando o cenário diariamente e elaborando estratégias para proteger e apoiar aqueles que estão mais expostos a toda dificuldade que a crise ocasionada pela COVID 19 provocará ainda mais nos próximos meses.

Maiores detalhes sobre essas e outras medidas de apoio aos jovens podem ser consultadas pelas redes sociais e/ou telefone e whatsapp: (85)  9 9984.4131.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *