Adel divulga resultado da votação popular dos Microprojetos de jovens estudantes

 

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em quatro instituições públicas de ensino do Estado do Ceará, chega a sua última etapa. Após participarem de oficinas que abordaram temas como convivência sustentável com o semiárido, desenvolvimento local, empreendedorismo rural, protagonismo social, direitos humanos, gestão dos recursos hídricos, convivência com o clima da região e intercâmbios educativos, foram eleitos os três melhores Microprojetos de cada escola, desenvolvidos na última oficina de Inovação e Tecnologias Socioambientais.

Os Microprojetos foram eleitos por votação popular online e serão apresentados no Seminário de Encerramento do Projeto. Os ganhadores participarão também de um novo Intercâmbio Educativo para aprimorar seus conhecimentos adquiridos ao longo das oficinas.

Segue abaixo a lista completa dos ganhadores:

EEM EDITE ALCÂNTARA MOTA

REALIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS NA ESCOLA, cujo objetivo é a realização de eventos interativos culturais na escola, em prol da educação, promovendo interação entre o núcleo gestor e os discentes, dando oportunidade aos alunos para se expressarem e fomentando a política de convivência, através da realização de gincanas e festas temáticas. Equipe: Luiz Frederico Mendes Neto, Maria Taís Monteiro Sousa, Maria Nataly Ferreira dos Santos, Francisco Orleando Cavalcante Lobo, Francisca Irys Rocha da Silva.

MELHORIAS NA QUALIDADE DA MERENDA ESCOLAR, cujo objetivo é articular o núcleo gestor para a qualidade da merenda escolar. Realizando questionários e palestras com nutricionistas. Equipe: Josimar Uchoa Cavalcante, Antônio Jandeyberg dos Santos Moura, Antônio Jandson dos Santos Moura, Amado Batista Rodrigues Nascimento.

COMBATE AO BULLYING NA ESCOLA, cujo objetivo é conscientizar os alunos das consequências do bullying e incentivar o respeito às diferenças, através de palestras, rodas de conversas e atividades lúdicas. Equipe: Francisca Samylla Lopes de Souza, Nicolas Gabriel Bastos, Francisca Amanda Soares da Silva, Natália Vieira Martins, Antônia Alice Pires Rodrigues.

EEM ETELVINA GOMES BEZERRA

DESPERDÍCIO DE ALIMENTO NA ESCOLA, cujo objetivo é diminuir ou acabar com o desperdício de alimentos dentro da escola, conscientizando alunos no que diz respeito ao desperdício de alimentos dentro ou fora do ambiente escolar. Dessa forma, contribuir para uma comunidade escolar e sociedade como um todo, mais empática, consciente e humana, através de palestras e rodas de conversa educativas. Equipe: Andreina da Silva dos Santos, Ester Marques da Silva, Amon Rosário Matos, Luciano Ferreira da Silva, Carlos Daniel da Silva Vieira.

INOVAÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO, cujo objetivo é aumentar o aprendizado e rendimento escolar dos estudantes, buscando estimular o protagonismo estudantil, diminuir a indisciplina em sala de aula e melhoria no rendimento escolar. Promovendo aulas de campo, oficinas e palestras educativas sobre temas transversais, inclusão de jogos, música, etc. Equipe: Davi Araújo da Silva, Maria Lidiane Barroso Lopes, Bianca Ferreira da Silva, Rian Rodrigo Moraes Cruz, Francisca Beatriz de Sousa Alves. 2755

BULLYING NA ESCOLA, cujo objetivo é promover o respeito, empatia, solidariedade e tolerância no ambiente escolar, criando um local agradável, harmonioso e propício ao desenvolvimento e aprendizado, através da sensibilização da comunidade escolar para as consequências da pratica do bullying, seja na escola ou fora dela. Serão realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa com o auxílio de um profissional da saúde como psicólogo e/ou assistente social, estimulando também atividades diversas como criação de um grupo de teatro na escola. Equipe: Marcos Nojosa da Silva, Andressa Nicole Verçosa da Silva, Antônia Mikaele Almeida de Sousa, Carlos Rafael Sousa Chagas.

EEM SÃO SEBASTIÃO

ACÚMULO DE LIXO NA ESCOLA, cujo objetivo é deixar a escola limpa, com a conscientização e colaboração da comunidade escolar através da mobilização e organização de grupos de limpeza, realização de palestras de conscientização, lixeiras para coleta seletiva de lixo e cartazes de conscientização. Equipe: Isadora Ferreira Araújo, João Pedro da Silva Guimarães, Ruth Abigail Bezerra de Sousa, Ana Paula Holanda Nascimento.

DESPERDÍCIO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, cujo objetivo é reutilizar os recursos possíveis de forma criativa e interativa e conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem. Sendo realizadas palestras com temáticas que conscientizem os alunos e professores a reutilizarem materiais recicláveis e mutirões de limpeza dos ambientes escolares. Equipe: Francisca Lindamara Cruz, Wanderson de Sousa Ribeiro, Thalyta de Fátima Gois Alves, Luiz Breno Pereira da Silva.

CALOR EXCESSIVO NO AMBIENTE ESCOLAR, cujo objetivo é diminuir o máximo possível o calor excessivo no ambiente escolar, realizando o plantio de árvores na escola, instalação de mais ventiladores nas salas e demais ambientes e rodas de conversa para conscientizar os alunos sobre a importância da conservação do patrimônio escolar. Equipe: Lunga Kelly Soares Castro, Brindelhe Teixeira de Almeida, Lailton de Castro Braga.

EEM WALDEMAR ALCÂNTARA

A NÃO ACEITAÇÃO DO PÚBLICO LGBTQ NA ESCOLA, cujo objetivo é promover a aceitação e tolerância a orientação sexual do grupo LGBTQ dentro da escola. Conscientizar os alunos da importância de respeitar o próximo; criar um ambiente escolar de respeito e diminuir o índice de discriminação na escola, através de palestras motivadoras, debates dentro da própria sala, momentos de interação entre os alunos, campanha: um mês de respeito ao próximo, cartazes e panfletos. Equipe: Alicia Souza Soares, Bruna Victória de Oliveira Moraes, Vitória Gesis Soares Guilherme, Luiz Felipe Ferreira de Souza.

COMBATE ÀS DROGAS, cujo objetivo é ajudar os jovens que desejam sair do caminho das drogas, oferecendo atividades interativas, culturais e empreendedoras e conscientizar os demais jovens que não devem viver essa experiência por trazer consequências negativas para as suas vidas e de seus familiares. Assim, é preciso trazer profissionais que ajudem a desenvolver na escola cursos de artesanatos, capoeiras, grafite, dança, etc. Palestras sobre drogas e acompanhamento psicológico. Equipe: Amanda Vitória Silva de Araújo, Marcos Luan de Melo Silva, Josemara Oliveira Santos, Cristalina Ferreira Oliveira, Thiago Mota Moraes.

FALTA DE EMPATIA NO AMBIENTE ESCOLAR, cujo objetivo é obter empatia no ambiente escolar para conseguirmos uma convivência agradável e pacífica. Tornando a Escola um ambiente harmonioso entre alunos, professores e funcionários, trazendo melhores resultados, maior respeito e ajuda mútua entre as pessoas. Sendo realizados debates, depoimentos, palestras e entrega de panfletos. Equipe: Ana Maria de Oliveira do Nascimento, João Vitor Barroso da Costa, Francisco Sanmoel da Silva Alcântara, Yara Rodrigues Costa.

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