ADEL E BNB PROMOVERÁ PALESTRA SOBRE PRONAF JOVEM EM PENTECOSTE

Acontecerá no dia 05 de novembro (9h), na comunidade de Sítio do Meio em Pentecoste, uma palestra com os jovens desta comunidade para discutir as formas de acesso ao crédito rural garantidas pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar – PRONAF.
O Pronaf Jovem é uma linha de crédito criada para atender jovens agricultores e agricultoras familiares com faixa etária entre 16 (dezesseis) e 29 (vinte e nove) anos.
Para ter acesso a este crédito são exigidas algumas condições:
  •  Ter concluído ou estar cursando o último ano em centros familiares de formação por alternância;
  • Ter concluído ou estar cursando o último ano em escolas técnicas agrícolas de nível médio; 
  • Ter participado de curso ou estágios de formação profissional que preencham os requisitos definidos pela Secretaria de Agricultura Familiar SAF/MDA. 
  • Ter participado em cursos, estágios e outros processos de capacitação ou formação técnico-profissional voltados para as atividades agropecuárias ou não agropecuárias e de prestação de serviços no meio rural e que tenham sido realizados com carga horária de 100 (cem) horas ou mais. 
  • Que os cursos, estágios e outros processos de capacitação ou formação técnico-profissional tenham sido ministrados por instituição pública de assistência técnica e extensão rural mantidas pelo poder executivo municipal, estadual ou federal; 
  • Que tenham sido cursos ministrados por instituição ou entidade de assistência técnica e extensão rural não governamental, ou ainda pelo SENAR, SEBRAE e SESCOOP; 
  • Que tenham sido cursos ministrados por instituição ou entidade que desenvolva seus trabalhos voltados à juventude rural há pelo menos 1 (um) ano. 
  • Ter DAP emitida por entidades credenciadas que responsabilizar-se-ão pela análise dos documentos que comprovam a participação dos jovens nos cursos, estágio e outros processos de  capacitação ou formação  técnico-profissional.
Finalidade do Crédito: Investimento
Limite: R$ 10.000,00 por jovem agricultor ou agricultora familiar podendo ser concedido apenas um empréstimo para cada beneficiário. Porém, pode ser contemplada a necessidade de financiamento para mais de um jovem em um mesmo instrumento de crédito ou seja mesma unidade de produção.
Encargos Financeiros: Taxa de juros de 1% a.a.
Prazo de Reembolso: Até 10 anos, incluído 5 anos de carência, quando a atividade assistida requerer esse prazo e o projeto técnico comprovar a sua necessidade, ou 3 anos de carência, nos demais casos.
Para saber mais sobre a palestra ligue: (85)91373032 – Aurenir Sales ou (85)91998383 – Wagner Gomes

Compartilhar: