Adel e Echoenergia iniciam atividades do Programa Echosocial em Pernambuco

Comunidade Laguinha, Caetés (PE)

Na última semana, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) iniciou as atividades operacionais do Programa Echosocial Ventos que Transformam, da Echoenergia, em dezessete (17) comunidades rurais localizadas nos municípios Caetés, Venturosa e Capoeiras, no entorno do Complexo Eólico Ventos de São Clemente em Pernambuco.

As atividades incluem a área de segurança hídrica e educacional e foram definidas após a realização de um Diagnóstico que contou com a intensa participação de moradores das próprias comunidades. O Diagnóstico apresentou o acesso à água como desafio central para o desenvolvimento local e para o fortalecimento da agricultura familiar no território. A agricultura é a principal fonte de renda, atividade econômica e elemento agregador cultural e social das famílias locais nas comunidades localizadas nos municípios Caetés e Capoeiras.

Já no município Venturosa, concluiu-se que o acesso à educação é um dos principais desafios e entrave ao desenvolvimento local. O projeto realizará melhorias na infraestrutura da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo, na comunidade Grotão. As melhorias na Escola incluem obras para aprimoramento do espaço físico e atividades formativas para qualificação dos professores e complementação educacional com os estudantes.

Espera-se que as ações com foco em segurança hídrica beneficiem cerca de 363 famílias (1.452 pessoas), contemplando os moradores das comunidades rurais Barrocas, Laguinha, Quitonga, Exu, Mulungu, Serrote, Tanque Novo, Pau Ferro, Toquinho, Serra de Dentro, Paraguai, Vermelha e Piado, em Caetés e Capoeiras, por meio da implementação de tecnologias socioambientais de acesso à água para consumo humano, produção de alimentos e inclusão social das famílias.

As comunidades Grota, Grotão e Pontais, no município Venturosa, serão beneficiadas com melhorias na estrutura física e atividades formativas com professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Alves de Araújo. Espera-se impactar positivamente a realidade de 122 crianças e adolescentes locais.

Comunidade Piado, Capoeiras (PE)

As atividades em ambas as áreas iniciaram esse mês no território. Na área de segurança hídrica realizamos estudos geofísicos para prospecção de poços profundos e oficinas sobre o uso sustentável dos recursos naturais e conservação da caatinga no semiárido. Já no âmbito educacional elaboramos e aprovamos o projeto de arquitetura e engenharia da reforma da Escola. Paralela a reforma da Escola vamos realizar oficinas de introdução à educação contextualizada com os professores.

O foco geral do Programa Echosocial Ventos que Transformam é contribuir para o desenvolvimento local dos territórios do entorno dos complexos eólicos da empresa, gerando impactos sociais, econômicos, ambientais e educacionais positivos. Tem como premissa o conceito de desenvolvimento humano, entendido como a ampliação das liberdades pelas pessoas, pelas famílias e pelas comunidades, através da aquisição de capacidades por esses atores sociais.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *