Adel realizou inscrições para o PJER – Programa Jovem Empreendedor Rural

Turma PJER 2016.2

A Adel – Agência de Desenvolvimento Econômico Local abriu inscrições para o PJER – Programa Jovem Empreendedor Rural nos dias 14 a 25 de agosto . Jovens de 18 a 32 anos, com Ensino Médio completo e que residam nos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca puderam participar da seleção.

Resultado da ampliação da parceria da Adel com a Fundação Interamericana (IAF) esta nova turma do PJER participará durante este semestre do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios que compõe o primeiro componente do Programa – o acesso ao conhecimento.

O Curso é gratuito e será realizado no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural (PJER) em Pentecoste. No total, 20 jovens serão selecionados e o início das oficinas está previsto para setembro. Os interessados podiam preencher a ficha de inscrição online (https://goo.gl/forms/y57Fv3H6xxZWVlHt1), ou se inscrever na sede da Adel (Rua Francisco Nunes, 318, vizinho a Escola Batista), nos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Secretarias de Agricultura dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca.

O curso reúne informações e ferramentas que auxiliarão os jovens na elaboração do projeto de negócio que embasará a implementação dos empreendimentos almejados por eles. É imprescindível para acessar os demais componentes do Programa.

Turma PJER 2016.2

PJER – Programa Jovem Empreendedor Rural

O PJER foi criado pela Adel em 2009, consiste na aliança entre 04 (quatro) componentes: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso as tecnologias de informação e comunicação.
Os jovens selecionados nesta etapa participarão este semestre do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios. Durante o curso eles planejam como abrir ou ampliar um Projeto de Negócio na sua comunidade. O Projeto pode ter fins econômicos ou sociais, a depender do desejo dos jovens.

Após o Curso eles podem acessar recursos financeiros no Fundo Veredas para implantar o seu projeto. O Fundo Veredas integra a estratégia do Programa e é considerado primordial para os jovens. Sem recursos financeiros e assessoria, os jovens dificilmente conseguem ter êxito no negócio.

A Adel realiza o Programa Jovem Empreendedor Rural há sete anos, tendo formado e apoiado mais de 800 jovens empreendedores, que começaram ou melhoraram seus pequenos empreendimentos no território. Cerca de 90% desses jovens permanecem em suas comunidades ainda hoje e muitos apenas migraram temporariamente para cursar uma graduação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *