Adel finaliza série sobre a cadeia produtiva do leite

Produtora de leite durante seminário de abertura do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite, em fevereiro de 2020.

Na última quarta-feira, 26/08, a Adel realizou o último episódio da série “Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite” no YouTube da instituição. A série é uma ação do Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite realizado em dois territórios do Ceará (Médio e Baixo Jaguaribe e na região de Sobral), em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER).

Foram catorze (14) episódios com a participação de especialistas na área, nomes importantíssimos para o fortalecimento dessa cadeia produtiva. Abordando temáticas como cenário e desafios para a cadeia produtiva de leite; planejamento para o sucesso da propriedade rural; o bem-estar, nutrição e sanidade animal; arranjos produtivos locais, dentre outros. Um projeto pensado e realizado com muito empenho e dedicação, cujo intuito foi proporcionar a muitos agricultores/as o acesso ao conhecimento e fazer a diferença em suas vidas, principalmente em meio à crise ocasionada pela pandemia da covid-19.

Para Roberto Simeão, produtor de leite que mora no município de Morada Nova/CE, a série foi uma ótima oportunidade de adquirir novos saberes nesse período de distanciamento social. “Gostaria de parabenizar a Adel por ter realizado essa iniciativa nesse período tão preocupante que estamos passando, por se preocupar em interagir com os produtores. Os temas foram muito importantes e atuais, vão permitir que os produtores leiteiros possam melhorar e otimizar suas atividades”, enfatiza.

Os episódios foram transmitidos semanalmente. Um bate-papo ao vivo no YouTube da Adel, onde os produtores participavam a partir de um chat interativo. Cada novo encontro trazia estratégias e técnicas viáveis e aplicáveis para estruturação da cadeia produtiva da bovinocultura de leite.

Alano Luna, Dr. em Zootecnia e Especialista de Projetos da Adel, afirma que a série trouxe bastante conhecimento e pautas de extrema relevância para a atividade. “A série de webinars foi de suma importância nesse período de distanciamento social e contribuiu significativamente para o setor da bovinocultura leiteira no Ceará. Depois desses 14 episódios, o retorno dos produtores tem sido bastante positivo”, enfatiza.

A série buscou difundir, entre os produtores de leite, novos conhecimentos, soluções e tecnologias sociais, ambientais, técnicas e economicamente viáveis, permitindo um ganho de qualidade, de eficiência e agregação de valor à produção no território. Todos os episódios seguem disponíveis no canal da Adel, com uma playlist exclusiva para as temáticas abordadas durante os últimos meses.

Sobre o Projeto

O Projeto Estruturação da Cadeia Produtiva do Leite visa contribuir para o aumento da produtividade e da rentabilidade na atividade de bovinocultura de leite nos territórios onde atua. Objetiva ampliar as capacidades técnicas e de gestão das pequenas propriedades rurais; fortalecer as estruturas organizativas para aumentar a efetividade de estratégias de desenvolvimento da atividade econômica; e, difundir entre os produtores conhecimentos, soluções e tecnologias que gerem resultados efetivos em curto e longo prazo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *