Adel inaugura primeiro meliponário no território

_dsc2027Na próxima quarta-feira (07/12), a Adel inaugura um meliponário modelo na comunidade de Lagoa das Pedras, Apuiarés/CE. A atividade faz parte do Projeto Rede de Meliponicultores do Vale do Curu e será destinado ao cultivo de mel de abelhas sem ferrão.

O meliponário foi construído em parceria com a Rede Néctar do Sertão e a Associação dos Criadores de Abelhas de Lagoa das Pedras. Atualmente, a Rede Néctar do Sertão conta com quarenta e cinco produtores de seis comunidades, Lagoa da Pedras, Vila Soares, Sítio do Meio, Boa Vista, Riacho do Paulo e Monte Alverne, de dois municípios do território, Apuiarés e Pentecoste.

A perspectiva é que o meliponário possa ser um espaço de produção, aprendizagens e trocas de conhecimentos. Como os meliponicultores estão organizados em Rede acredita que será possível gerir de maneira sustentável o espaço e fortalecer a atividade no território seguindo três diretrizes: a preocupação ambiental, social e econômica.

O principal intuito é atender os produtores locais e realizar estudos sobre a meliponicultura. Inicialmente será priorizado a produção de mel, o próximo passo é utilizar as abelhas para polinização de plantas nativas e agrícolas, com foco na preservação, conservação e promoção do desenvolvimento sustentável.

_dsc2036
Everardo Alves (ao centro) visitando o meliponário em construção

Everardo Alves, meliponicultor e um grande observador das abelhas sem ferrão manifesta sua satisfação pela construção do meliponário. “É um sonho pra mim vê essa atividade se consolidar no território. Abandonei outros tipos de produção na minha propriedade e não me arrependo. Sei que é possível ter uma renda digna, preservando a nossa caatinga”.

Durante o dia da inauguração será realizado um encontro com todos meliponicultores que fazem parte da Rede Néctar do Sertão e a oficina “Boas Práticas na Colheita – maturação e conservação do mel de abelha sem ferrão”. A oficina será ministrada pelo por Jânio Felix, doutorando em Zootecnia na Universidade Federal do Ceará (UFC) , sócio da Associação Cearense de Meliponicultura (ACMEL) e pesquisador na área de meliponicultura há mais de seis anos.

O meliponário terá capacidade para comportar entre 150 e 200 caixas colonizadas, e servirá de fonte para desenvolver pesquisas de cunho científico, através de parcerias com universidades e institutos federais, inspiração para projetos de educação ambiental juntamente com escolas da região e o mais importante, buscar a preservação de uma das espécies de abelha mais importantes da caatinga.

Esse meliponário é mais um passo importante para criação de abelhas nativas na região, aonde o mesmo servirá de modelo para outros que virão, não só em estrutura mais também no seu modelo de gerenciamento participativo, estou muito feliz de estar participando desse momento tão importante para a meliponicultura do estado do Ceará. 

Projeto Rede de Meliponicultores do Vale do Curu

O Projeto Rede de Meliponicultores do Vale do Curu é uma das ações do Programa Soluções Rurais da Adel e tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da Rede de Meliponicultores do território através de práticas produtivas sustentáveis e da consolidação da produção de mel de abelhas nativas.

A iniciativa faz parte das ações da Adel em parceria com a Rede Néctar do Sertão e busca fortalecer a cadeia produtiva do mel de forma agroecológica no Vale do Curu. Através da articulação dos meliponicultores e apoio da Adel são instalados fundos rotativos comunitários que auxiliam na estruturação da cadeia produtiva e ampliam as técnicas de produção agroecológica.

Este projeto conta com o apoio do Instituto População e Natureza (ISPN) e tem investido na criação e fortalecimento de fundos rotativos solidários nas comunidades rurais de Pentecoste e Apuiarés.

Compartilhar: