Adel inicia as atividades do Projeto Caroá

Na última segunda-feira (16/01), a Adel iniciou as atividades do Projeto Caroá – Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais que busca contribuir para inclusão socioprodutiva dos jovens rurais.

Selecionado em edital do Programa Ideia da Gente promovido pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o Projeto Caroá beneficia jovens empreendedores rurais e estimula a cooperação e a formação de uma cooperativa territorial.

O objetivo é aprimorar as práticas produtivas, comerciais e gerenciais na agricultura familiar em comunidades rurais de cinco municípios do Ceará – São Gonçalo do Amarante, Caucaia, São Luís do Curu, Paracuru e Pentecoste.

Em longo prazo, a iniciativa vai contribuir para aumentar a produtividade e rentabilidade das atividades produtivas, gerando oportunidades de trabalho e renda para os jovens empreendedores rurais do território.

“Nós acreditamos que através da inclusão socioprodutiva dos jovens eles podem ser agentes de transformações sociais e econômicas positivas em suas comunidades”, ressalta Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel e Coordenadora do Projeto.

Rayssa Duarte, Neto Ribeiro e Vitor Esteves, jovens empreendedores rurais e articuladores do Projeto; Aurigele Alves e Tales Rilton, Diretora de Programas e Assessor de Formação da Adel , respectivamente

O Projeto conta com a colaboração de três jovens empreendedores rurais egressos do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel – Neto Ribeiro, Rayssa Duarte e Vitor Esteves, que  atuam como articuladores do Projeto.

Em conjunto com a equipe da Adel eles estarão nos próximos dias elaborando um diagnóstico sobre as oportunidades e os desafios para o empreendedorismo de jovens de comunidades rurais e semirurais no território.

Após o diagnóstico, o Projeto vai formar e assessorar 25 jovens empreendedores rurais em técnicas de produção, gestão e comercialização dos produtos da agricultura familiar. Além das atividades de formação, os jovens beneficiados vão participar de intercâmbios e conhecer outras experiências cooperativistas no Nordeste que estão fortalecido o desenvolvimento local.

Para Rayssa Duarte, participar deste Projeto é o início de intensa jornada de jovens que pensam na cooperação como desenvolvimento da agricultura familiar. “O Programa Ideia da Gente junto com a Adel são muito importantes no processo de desenvolvimento desse projeto de imenso impacto social que é a Caroá. Tudo isso é gratificante, e nos motiva a persistir ainda mais”.

Projeto Caroá – Cooperativa dos Jovens Empreendedores Rurais

A ideia do Projeto Caroá – Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais surgiu desde 2014, após percebermos que os jovens egressos do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel estavam com dificuldades de comercializar e escoar seus produtos da agricultura familiar.

Jovens Empreendedores Rurais beneficiados com o Projeto Caroá

A partir deste período, alguns jovens começaram a compartilhar desta ideia e aos poucos a estratégia da Caroá foi se fortalecendo no território. Em 2016, o grupo participou do I Prêmio de Inovação Comunitária, realizado pela BrazilFoundation em parceria com a Adel.

O apoio do Prêmio de Inovação Comunitária culminou na mobilização de outros jovens para pensar as atividades da Cooperativa e a participação no Curso de Cooperativismo ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará (SESCOOP/CE).

Ainda em 2016, a Adel apresentou a proposta para o Programa Ideia da Gente da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), o qual foi aprovada. No dia 22 de dezembro do mesmo ano, o Projeto foi lançando no território.

Em 2017, a Adel em parceria com a CSP apoiam jovens empreendedores rurais dos municípios de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, São Luís do Curu, Paracuru e Pentecoste, estimulando a cooperação e a formação da Cooperativa Caroá, que terá uma abrangência territorial.

Registro do lançamento do Projeto Caroá em São Gonçalo do Amarante – jovens, integrantes do Programa Ideia da Gente (CSP) e equipe da Adel

Durante o evento de lançamento do Projeto, Sarah Roriz, Coordenadora de Relações com Comunidades da CSP, enfatizou a importância do Projeto para o crescimento do território. “Saio daqui encantada com o compromisso, com os investimentos, com a seriedade e o desenvolvimento territorial. É um prazer, um orgulho para CSP fazer parte desse trabalho e está junto com o Projeto Caroá. Acredito que será um novo ano de muito trabalho e novas conquistas”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *