Adel inicia nova turma do PJER

Turma PJER 2017

Essa semana a Adel iniciou mais uma turma do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural da Adel, em Pentecoste. Vinte (20) jovens dos municípios de Pentecoste, General Sampaio, Tejuçuoca, São Gonçalo do Amarante e São Luís do Curu.

Os jovens participam da primeira etapa do ciclo básico do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios, dando início a etapa formativa do Programa. O ciclo básico é composto por quatro oficinas: Empreendedorismo, Desenvolvimento Local, Educação Financeira, e Projeto de Negócio. Nesse ciclo eles recebem diariamente tutorias que auxiliarão na elaboração do Projeto de Negócio de cada um.

Aula Inaugural

No primeiro dia da formação, Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, recepcionou os jovens e apresentou o trabalho da Adel e o PJER. Incentivou os jovens a participar das atividades de formação, a conhecer uns aos outros, interagir e trabalhar de forma conjunta a fim de superar suas expectativas e do Programa. Para ela é um prazer imenso e um novo desafio realizar pela primeira vez a etapa formativa do PJER em Pentecoste.

Além disso, três jovens empreendedores rurais que já passaram pela formação, foram compartilhar suas histórias e contar um pouco sobre a trajetória de empreender no território. Gil Arruda, criador do Alumiar Ateliê, que trabalha com bordados e fabricação de jalecos; Rafael Marques idealizador do World of Hackers, que presta assessoria técnica especializada em computadores e Heitor Vieira que trabalha no ramo de avicultura e fornece para a merenda escolar do município. A turma interagiu bastante com os jovens e também falaram dos projetos de negócios que sonham implantar em suas comunidades.

Oficina de Desenvolvimento Local

Para Wesley Ferreira, 31, da comunidade Poço Frio em Pentecoste, que sonha em desenvolver seu empreendimento no ramo da horticultura, o PJER é uma ótima oportunidade para adquirir qualificação e troca de experiências, e, dessa forma, desenvolver o local onde vive através da geração de emprego e renda.

Sobre o Programa

O PJER desde 2009, cria oportunidades para o desenvolvimento de empreendimentos rurais por jovens empreendedores através de uma abordagem integrada. Proporcionando o acesso a conhecimento, crédito orientado, redes e tecnologias, estratégias consideradas adequadas pela Adel para sua atuação na comunidade.
Esse semestre o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) conta com o apoio da Fundação Interamericana (IAF). A metodologia trabalhada nesta edição é uma continuação das experimentações feitas no semestre 2016. 2 e estão sendo avaliadas pela equipe.

Compartilhar: