Adel inicia projeto em parceria com a Quadran Brasil

Visita da equipe da Quadran Brasil à sede da Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) inicia este mês, projeto de fomento ao empreendedorismo e protagonismo de jovens rurais, por meio da prestação de serviços socioambientais à Quadran Brasil. O projeto integra a estratégia de relacionamento e de sustentabilidade corporativa no que tange às comunidades na Área de Influência Direta (AID) do Complexo Eólico-Solar Serrote, no município de Trairi, no litoral do Ceará.

A iniciativa visa o desenvolvimento de capacidades por jovens para que possam iniciar e/ou avançar em seus próprios empreendimentos, dentro de suas comunidades. Seja de forma individual, com suas famílias, com outros jovens ou mesmo atuando em empreendimentos já existentes, como gestores. Trinta (30) jovens locais serão beneficiados, para que estejam aptos a compreender seus contextos e ambientes de atuação, identificar oportunidades e potencialidades e então criar e iniciar projetos de negócios e/ou de impacto socioambiental.

A juventude rural tem como desafio às pressões migratórias para centros urbanos em busca de emprego, devido a necessidade de geração de renda própria e de complementação da renda familiar. Os jovens, embora tenham ligação afetiva, social e cultural com suas comunidades, o que os inspiram a permanecer nos lugares onde nasceram e foram criados, acabam não percebendo oportunidades reais para que possam ter perspectivas de mobilidade social positiva ou sequer de melhorias em suas condições de vida e de trabalho.

O Projeto terá início com a realização de um Diagnóstico Preliminar de sua área de atuação, que possibilitará uma melhor compreensão do ambiente de criação e desenvolvimento de negócios e/ou iniciativas de impacto socioambiental. O Diagnóstico evidencia também as potencialidades e limitações dos jovens a serem beneficiados.

Após esse processo, será realizada a mobilização e seleção dos jovens, que terão acesso à atividades de formação e assessoria para criarem e iniciarem seus Projetos de Negócios. Com o Projeto de Negócios em mãos, eles poderão submetê-los ao Fundo Veredas, fundo de microcrédito da Adel que tem por objetivo investir especificamente em empreendimentos de jovens rurais.

Reaplicação de expertises

O Projeto é uma ação da área de Novos Negócios da Adel, que oferece e realiza serviços como consultoria, assessoria, gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de desenvolvimento local. “Há 10 anos, formamos e apoiamos o jovem que faz a escolha por empreender e protagonizar transformações em sua vida e de sua comunidade, seja através da implantação de um negócio ou de um projeto de impacto social. A parceria com a Quadran Brasil será uma grande oportunidade para criarmos estratégias que sejam efetivas para fomentar a criação e os primeiros passos em projetos de empreendimentos por esses jovens”, reforça Wagner Gomes, Diretor de Negócios da Adel.

Este Projeto representa a reaplicação da expertise que a Adel desenvolveu ao longo dos últimos dez anos em seu Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que já beneficiou diretamente cerca de 3 mil jovens de 10 municípios cearenses, através de projetos, ações e atividades.

A estratégia do PJER consiste na aliança de quatro (4) componentes: conhecimento; crédito orientado; redes cooperativas e tecnologias. Mais de 200 novos empreendimentos foram criados nos territórios do Vale do Curu e Região Metropolitana de Fortaleza, contribuindo para modernizar, dinamizar e aquecer as economias locais, possibilitando aos jovens alternativas de trajetórias para seu desenvolvimento como pessoas e como protagonistas de transformações em suas comunidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *