Adel inicia segunda etapa de formação do Projeto Paulo Freire no Cariri Oeste

 

Mês passado iniciamos a segunda etapa do Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire no Cariri Oeste. A segunda etapa, diferente da primeira, busca atender famílias não cadastradas no Projeto, de comunidades que ainda não tiveram oportunidade de participar da formação.

Até agora o Percurso Formativo através de Capacitação em Políticas Públicas realizou 96 oficinas em 86 comunidades rurais no Cariri Oeste. Contando com mais de 4000 beneficiários, onde 40% eram mulheres e 25% jovens. Nos meses de abril e maio foram realizadas dezoito oficinas, em 18 comunidades rurais dos municípios de Campos Sales, Salitre, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe e Potengi.

 

O Percurso Formativo sobre Políticas Públicas continuará até julho abordando os seguintes temas: Direitos humanos e educação; Terra, trabalho e produção; Água, soberania e segurança alimentar; mantendo o foco em mulheres e juventude. As capacitações contam também com um espaço de recreação destinado a crianças e adolescentes.

Para o jovem Maicon de Freitas, 21, Presidente da Associação Comunitária Ponta da Serra, em Santana do Cariri, o projeto proporciona o acesso a vários conhecimentos. “Com a chegada do pessoal da Adel, a população ficou conhecendo os seus direitos, como qual a importância dos direitos humanos, aprendendo o que é políticas públicas. Na área da agricultura, tomamos conhecimento do mal que fazemos ao solo, quando utilizamos agrotóxicos. Possamos por um apoio sobre como devemos plantar de forma correta, sem agredir o meio ambiente”.

 

Segundo Valdeci Silva, integrante do projeto e residente no Sítio Serra da Perua, Araripe, o Percurso Formativo foi uma oportunidade de trocar ideias, aprender mais e ensinar um pouco aos outros. “Foram dois dias de aprendizagem, tivemos acesso a vários conhecimentos e seria ótimo que a gente tivesse mais encontros como esse para ficarmos por dentro de nossos direitos e deveres como agricultor”

Sobre o Projeto

 

O Projeto de Capacitação em Acesso às Políticas Públicas tem por objetivo geral promover ações de capacitação e educação sobre as políticas públicas disponíveis para os povos do Semiárido, sendo executado pela Adel, compondo as ações do Projeto Paulo Freire.

Para realização deste Projeto, a Adel conta com Núcleo Avançado em Campos Sales e uma equipe composta por instrutores, recreadores e mobilizadores sociais. O Projeto Paulo Freire é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Compartilhar: