Adel oferece microcrédito produtivo exclusivamente para jovens rurais

O Fundo Veredas é uma estratégia desenvolvida pela Adel há cinco anos: uma saída pensada diante a realidade de jovens que buscavam empreender em suas regiões de origem, e, após participarem do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), possuíam grandes dificuldades no acesso ao crédito para implementação de seus Projetos de Negócio.

Dessa forma, o fundo de microcrédito produtivo destina-se exclusivamente para jovens rurais integrantes do PJER que buscam viabilizar a criação e/ou o desenvolvimento de empreendimentos rurais no semiárido cearense, promovendo a inclusão socioprodutiva de jovens com vocação empreendedora, estruturando as cadeias produtivas, aumentando a produtividade em seus empreendimentos e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local das comunidades rurais.

A Adel percebeu, por meio do contato próximo com a realidade desses jovens, que sem investimento inicial eles não conseguem implantar ou ampliar seus empreendimentos. Portanto, a estratégia do Fundo Veredas é emprestar recursos para que qualquer jovem da região atendido pelo PJER, possa iniciar ou dar continuidade ao seu projeto.

O Fundo atua com três linhas de crédito:
Crédito Semente: voltado para jovens ou grupos de jovens empreendedores nos estágios iniciais de seus empreendimentos.
Crédito Orientado: atende jovens ou grupos de jovens que têm seus empreendimentos em um estágio mais avançado de desenvolvimento.
Crédito Direcionado: trata-se de um investimento realizado por parceiro-investidor direcionado especificamente para um empreendimento de jovem ou grupo de jovens.
O prazo de carência adotado varia de acordo com a análise de cada Projeto de Negócio, sendo levada em consideração a capacidade de pagamento dos empreendimentos.

O Fundo Veredas destaca-se por seus diferenciais, tais como: melhora da qualidade de vida dos jovens e da comunidade; taxas de juros menores em relação às instituições financeiras convencionais, assessora e acompanha os empreendimentos; possibilita a geração de novos postos de trabalho nas comunidades, apoia a estruturação de empreendimentos e auxilia na comercialização.

Atualmente, o Fundo possui um total de 179 clientes (98 homens e 81 mulheres), totalizando 153 empreendimentos distintos, individuais ou coletivos. Com um total de 193 acessos, já que cada empreendimento pode solicitar mais de um acesso, onde cada caso é avaliado de acordo com suas especificidades. Os empreendimentos podem ser divididos em agrícolas (47), como plantação de mamão, de coco; e não agrícolas (106) como salão de beleza, gráfica, confecção.

Gilberlane Arruda em seu Ateliê / Muquém, Pentecoste (CE)

O Fundo Veredas permitiu o desenvolvimento de empreendimentos como o Alumiar Ateliê do jovem Gilberlane Arruda, que reside na comunidade Muquém em Pentecoste/CE. Quando ingressou no PJER, Gilberlane percebeu que o bordado era uma ótima oportunidade para empreender. Acessou o Fundo Veredas e abriu um ateliê na própria comunidade. Depois de três anos, doze pessoas do local já trabalham na produção de jalecos. O sonho do jovem é diversificar os produtos, alcançar novos mercados e tornar o “Alumiar Ateliê” um espaço de criação e de geração de renda para outros jovens da região.

Compartilhar: