Adel oferece serviços em gestão socioambiental

Brinco de Ouro, João Câmara (RN), beneficiada pelo Projeto Segurança Hídrica, executado pela Adel por meio do Programa Raízes da CPFL Renováveis

A Adel oferece, paralela à sua atuação programática e aproveitando as expertises e os diferenciais gerados em sua história, diversos serviços em gestão ambiental para promoção do desenvolvimento sustentável de territórios rurais. A organização já beneficiou ao longo de sua história, cerca de 9 mil agricultores e agricultoras em quatro estados do Nordeste brasileiro (Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí).

Durante quase 10 anos a Adel dependeu, exclusivamente, de doações, apoio de parceiros e patrocínios para manter seus programas, projetos e, principalmente, seu quadro de colaboradores. Hoje, como uma organização híbrida, ela disponibiliza diversos serviços para empresas, governos e outros atores da sociedade civil no intuito de disseminar práticas de sustentabilidade corporativa ou ainda compensar, controlar e mitigar impactos derivados de suas operações.

“A Adel aderiu a esse modelo e alia as estratégias programáticas, sem fins lucrativos e orientadas totalmente para a missão, em que as expertises da instituição são tratadas por seu valor agregado e oferecidas a clientes no formato de prestação de serviços de consultoria, assessoria em gestão do desenvolvimento local e gestão de impactos socioambientais em comunidades resilientes”, explica o Diretor de Negócios, Wagner Gomes.

Construção de cisterna em Zabelê, Touros (RN), para o Programa EDP Renováveis Rural da EDP Renováveis

Na área de Negócios, a agência realiza uma gama de ações e atividades com metodologias reconhecidas e premiadas que foram desenvolvidas em campo. E todos os projetos são alinhados e orientados com a missão da instituição, que é promover o desenvolvimento local de comunidades rurais por meio do empreendedorismo e do protagonismo social de jovens e agricultores.

Principais serviços

Entre os principais serviços prestados em gestão socioambiental para o desenvolvimento local e sustentável estão: consultoria, assessoria e capacitação em suas diversas dimensões; gestão, gerenciamento e operacionalização de projetos de intervenção; mapeamento, engajamento e articulação de stakeholders, de redes territoriais e gestão das relações institucionais; pesquisas, estudos e diagnósticos que gerem subsídios para o planejamento, elaboração e gestão de projetos socioambientais; desenho e implementação de estratégias de comunicação social e relações comunitárias; disseminação de tecnologias e estruturas, especialmente em contextos de elevada resiliência; e monitoramento, avaliação, elaboração e gestão de políticas e programas sociais.

Ação realizada para a EDP Renováveis em Chico Mendes II, Touros (RN)

Desde a criação da área de Novos Negócios, que possui uma Diretoria específica para sua gestão, a Adel vem desenvolvendo um portfólio de serviços prestados a clientes como: CPFL Renováveis, Siemens Gamesa, EDP Renováveis, Danone, Banco do Brasil, Instituto Cesmt, ChildFund, STCP Engenharia e Governo do Ceará.

“A Adel acredita que há valor agregado no desenvolvimento local e que empresas, governos, fundações e outras organizações da sociedade civil reconhecem isso na medida em que percebem e avaliam com clareza os impactos positivos e negativos que seus investimentos e ações geram comunidades em suas cadeias de valor. Impactos que podem ser traduzidos, em maior prazo, em resultados tangíveis na forma de ganhos”, ressalta Wagner.

Atualmente, o portfólio de clientes da Adel está relacionado com organizações que estão se instalando no Nordeste ou já possuem atuação na região, com destaque para o mercado de energias renováveis. Sem esquecer do desenvolvimento social, a Adel, ao migrar para um modelo de negócios híbrido e criar uma área específica para tratar da captação de receitas, continua buscando a promoção do impacto sustentável.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *