Adel participa da 3ª Rota de Aprendizagem do Programa Semear

Entre os dias 23 e 31 de agosto, Marciano Moreira, educador do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel, participou da 3ª edição da Rota Estratégica de Aprendizagem do Programa Semear, que reuniu representantes de diversas organizações.

Ao longo de oito dias, os participantes debateram conceitos e técnicas relacionadas ao tema “Metodologias de Construção e Disseminação de Conhecimentos” e visitaram iniciativas de agricultores familiares e jovens, nos territórios do Sertão do Pajeú e Sertão do Araripe, em Pernambuco e da Borborema, na Paraíba.

Construção de estratégias em prol do desenvolvimento sustentável  – Foto: Programa Semear

A Rota de Aprendizagem possibilitou a troca de conhecimentos entre os participantes e a disseminação das tecnologias trabalhadas na região em prol do desenvolvimento sustentável do semiárido nordestino. A Adel participou pela primeira vez desta ação, e está articulando em parceria com o Instituto Souza Cruz a inserção do Território do Médio Curu em uma Rota de Aprendizagem.

Para Marciano Moreira, a Rota de Aprendizagem foi uma experiência bastante importante. “Conhecemos diversas experiências exitosas desenvolvidas no semiárido brasileiro desenvolvidas por jovens e grupos de agricultores familiares nos estados da Paraíba e Pernambuco. A partir das experiências pude perceber as diversas potencialidades existentes no semiárido nordestino, mesmo diante das dificuldades proporcionadas pela estiagem”.

Sobre o Programa Semear

O Programa Semear – Gestão do Conhecimento em Zonas Semiáridas do Nordeste brasileiro, é implementado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *