Adel participa da Campanha Criança Esperança 2017

Gilberlane Arruda com atriz Fabiana Karla usando gola customizada pelo jovem

Este ano, o Projeto “Jovens empreendedores e protagonistas rurais nas escolas do sertão” foi selecionado em edital no Criança Esperança. Gilberlane Arruda, 22, um dos jovens empreendedores rurais beneficiados pela Adel, apresentou sua história no Mesão da Esperança e colaborou na customização das camisas utilizadas pelo elenco da Rede Globo no evento.

Gil, como é conhecido por todos na comunidade de Muquém, Pentecoste/CE, participa desde 2013 do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel. Durante o Curso de Empreendedorismo e Gestão ele percebeu que o bordado era uma ótima oportunidade para empreender na comunidade.

Filho de Maria Ecilda, bordadeira, e Gilberto Honório, agricultor, ele aprendeu desde cedo a bordar com a mãe, mas só depois de entrar no PJER é que decidiu traçar um novo caminho para sua vida. Enfrentou o “tabu” existente até então na comunidade, que somente as mulheres podiam bordar e com os conhecimentos de gestão criou o Alumiar Ateliê.

Atriz Cissa Guimarães apresentando peça do Jogo Americano produzido por Gilberlane

Sua mãe conta que no início ele se escondia das visitas quando estava bordando. “Era engraçado. Eu chamava a atenção dele, explicando que não era só mulher que fazia aquilo, até que ele perdeu a vergonha e começou a se dedicar a atividade”. Depois de três anos com o empreendimento implantado, a iniciativa beneficia doze pessoas na comunidade que trabalham diretamente com ele na produção de jalecos, principal produto feito por ele.

Parte do lucro da atividade é investido em infraestrutura, máquinas e equipamentos. Sua iniciativa já é sinal de luz para muitas mulheres da comunidade e sinônimo de resiliência. O sonho de Gil é diversificar os produtos, alcançar novos mercados e tornar o “Alumiar Ateliê” um espaço de criação e de geração de renda para outros jovens da região.

Veja o vídeo apresentado no Jornal Hoje: https://glo.bo/2wrKTrc

O Projeto “Jovens empreendedores e protagonistas rurais nas escolas do sertão”

Reunião com Rogers Mendes, Coordenador de Gestão Pedagógica na SEDUC – CE

Pela terceira vez a Adel é apoiada pelo Criança Esperança e desta vez o foco do projeto é o trabalho com jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio. A partir de janeiro de 2018, a Adel realizará em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) o Projeto “Jovens empreendedores e protagonistas rurais nas escolas do sertão”.

O objetivo do Projeto é introduzir nas escolas de Ensino Médio conteúdos que evidenciem aos jovens estudantes as oportunidades e as alternativas existentes para sua permanência no meio rural com qualidade de vida. Devido ao trabalho realizado há nove anos com jovens egressos, a Adel percebeu o quanto seria importante que os jovens tivessem acesso a estes conhecimentos ainda no Ensino Médio.

“No momento da seleção para o Programa Jovem Empreendedor Rural temos muitas inscrições de jovens que ainda estão cursando o Ensino Médio. Também durante a Formação Empreendedora percebemos as angústias que eles (os jovens) têm para ter uma renda e ajudar a família. Aquela concepção de que na própria comunidade não é possível ter qualidade de vida”, ressalta Evilene Abreu, Diretora de Comunicação da Adel.

Infelizmente, ainda é nas escolas que muitos jovens escutam desde cedo que a melhor alternativa é migrar para uma cidade grande. Com este projeto, a Adel espera superar este mito e ampliar a visão dos jovens sobre o lugar onde vivem, para que eles possam perceber em si seus talentos e as alternativas para melhorar de vida e permanecer em suas comunidades, caso desejem.

O Projeto vai contemplar quatro escolas da rede estadual de ensino nos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e São Gonçalo do Amarante, região norte do Ceará. No total, 400 estudantes e cerca de 50 professores. A perspectiva é multiplicar esta ação em outras escolas do Estado, para que mais jovens tenham acesso a estes conhecimentos.

Compartilhar: