Adel participa da II Conferência da Caatinga

Reprodução Facebook Conferência Caatinga

Entre os dias 19 e 21 de junho a Adel estará presente na II Conferência da Caatinga que será realizada no Auditório Murilo Aguiar e demais dependências da Assembleia Legislativa do Ceará. Com o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” o evento propõe discutir as graves questões que preocupam governos e sociedade civil organizada em torno do bioma.

A II Conferência busca identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) estratégicos para o Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade no Bioma Caatinga, indicando ações implementadas e previstas, desafios e proposições. Serão enfatizados: a crise hídrica, a sustentabilidade e o processo agressivo de desertificação, tendo como eixo central a ação do homem.

Durante três dias, diversas lideranças sociais, representantes do governo e sociedade civil em geral, vão compartilhar experiências exitosas no Estado e pensar alternativas para promoção de uma convivência harmoniosa no bioma.

A Adel estará apresentando a experiência da Rede Néctar do Sertão, iniciativa que contribui, desde 2013, para a estruturação da cadeia produtiva do mel de abelha no Médio Curu, através da produção agroecológica e criação de espécies nativas, visando o desenvolvimento local e a preservação da caatinga.

A Rede congrega 44 apicultores e meliponicultores, entre homens, jovens e mulheres, moradores de dezesseis comunidades rurais nos municípios de Pentecoste e Apuiarés. Além de promover a troca de saberes e conhecimentos, a Rede estimula a criação de fundos rotativos solidários nas associações de produtores, como estratégia para promover a sustentabilidade dos pequenos empreendimentos de Meliponicultura.

Sobre a Conferência
A Conferência tem como foco a disseminação de informações sobre programas, projetos e ações em desenvolvimento ou previstas nos estados do bioma Caatinga, que contribuem ou poderão contribuir para as metas previstas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU.

Durante o evento serão realizadas palestras, salas temáticas com apresentação de experiências de preservação da Caatinga, e simultaneamente, a Feira dos Saberes e das Culturas da Caatinga que oferecerá um viés da produção agrícola, artesanatos e manifestações culturais do Nordeste. A Cooperativa Caroá, iniciativa apoiada pela Adel, participará da Feira expondo os produtos de jovens empreendedores rurais do território. Além de frutas e verduras orgânicas, a Cooperativa levará mudas e vasinhos com plantas suculentas produzidas pela Flor do Sertão, empreendimento criado pela jovem Sabrina Santos de São Luís do Curu/CE.

A II Conferência da Caatinga é uma realização da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Instituto Agropolos, Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA – Superintendência do Ceará) e dos representantes da sociedade, Instituto Nordeste XXI e Fundação Bernardo Feitosa. A coordenação é do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, órgão que oferece embasamento técnico-científico ao planejamento de políticas públicas do legislativo estadual cearense.

A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até 14 de junho, neste link: https://al.ce.gov.br/index.php/ii-conferencia-da-caatinga

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *