Adel participa da IV Jornada Nacional do Jovem Rural

Vinte jovens participantes da Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) irão participar da IV Jornada Nacional do Jovem Rural, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de agosto, em Domingos Martins (ES).
A IV Jornada Nacional do Jovem Rural irá discutir o tema “Por uma agricultura familiar, profissional e inovadora”, e contará com a participação de cerca de 400 jovens rurais de todas as regiões brasileiras, que irão discutir oportunidades e perspectivas para a juventude do meio rural.
O evento é organizado pela Rede Jovem Rural, capitaneada pelo Instituto Souza Cruz, um dos parceiros da Adel. Tem como objetivo desenvolver ações de cooperação e defesa conjunta da causa da juventude rural.
Durante a jornada os participantes, entre jovens, educadores e técnicos, participarão de uma semana intensa de atividades como painéis, oficinas, minicursos, grupos de trabalho, feira de produtos regionais e apresentações culturais.
A programação inclui também visitas às propriedades rurais, revelando aos participantes uma série de iniciativas empreendedoras que caracterizam a serra capixaba como berço do agroturismo brasileiro. Experiências de artesanato, agroindústrias e produção agroecológica, em Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, são algumas das iniciativas a serem visitadas.
A partir de um grande painel, que contará com a participação de personalidades relevantes para a temática rural brasileira, os participantes serão divididos em grupos de trabalho, cujos debates serão compilados em um documento final, que é o instrumento de trabalho para que eles apontem proposições às esferas públicas para as questões discutidas.
“A jornada não se encerra em si mesma. Ela tem seus objetivos atingidos na medida em que os jovens participantes conseguem difundir os debates e boas práticas apresentados no encontro”, pontua Luiz André Soares, gerente do Instituto Souza Cruz.
A IV Jornada Nacional do Jovem Rural marca também o lançamento do livro “Conexões Rurais”, fruto do III Intercâmbio da Juventude Rural, outra iniciativa da Rede Jovem Rural. O livro reúne 10 boas práticas desenvolvidas no campo que foram apresentadas durante a iniciativa, realizada no ano passado.
As jornadas anteriores foram realizadas em Gramado (RS), Brasília (DF) e Glória do Goitá (PE), e já reuniram mais de 2 mil jovens rurais de todo o Brasil.
Fonte: Instituto Souza Cruz
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *