Adel participa da V Jornada Nacional do Jovem Rural

Nove (09) jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), desenvolvido pela Adel, participaram de 27 a 30 de agosto, em Bocaiúva do Sul, no Paraná, da V Jornada Nacional do Jovem Rural, e discutiram o tema “Novos caminhos para a agricultura familiar”.

Durante a jornada, cerca de 300 jovens de todas as regiões do país participaram de oficinas, painéis, minicursos, grupos de trabalho, feira de produtos regionais e atividades culturais. Eles também visitaram empreendimentos desenvolvidos por jovens da região e puderam conhecer novas tecnologias de produção.

Jovens da Adel, após apresentação cultural.

Para o jovem Edilardo Sales, da comunidade Vila Soares, Apuiarés, a jornada foi uma oportunidade de conhecer experiências de jovens de todo Brasil que estão fazendo a diferença no meio rural. “Não é somente nós que estamos buscando estratégias de convivência para superar desafios existentes em nossas comunidades. Existe uma galera jovem em todo o Brasil que busca os mesmos objetivos e sonhos, querem permanecer no campo e trabalhar para que tenhamos melhores condições de vida no meio rural”.

Adel na Feira de Produtos Regionais – Foto: Rede Jovem Rural

A Jornada do Jovem Rural além de promover a troca de experiências entre os jovens possibilita o debate e a construção de uma agenda de ações em prol da juventude rural, e a expressão de diversas manifestações culturais. Além dos jovens e educadores, participaram do evento pesquisadores e palestrantes que discutiram juntos os temas: a atratividade das áreas rurais, o incentivo à permanência das famílias no campo, e o fortalecimento de sua identidade e cidadania.

“Foi uma das melhores e mais bela experiência de minha vida, participei pela primeira vez da jornada. Uma oportunidade de conhecer e aprender muito com jovens de culturas, crenças e valores diferentes do nosso estado”, declara Elionardo Oliveira, do município de Tejuçuoca.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *