Adel participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial

Na última terça-feira (24/01), a Adel participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDT) com o intuito de discutir ações para o território e a aprovação/validação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) projetado pelo CDT para 2017.

Na reunião foram discutidas as seguintes pautas – recomposição do Núcleo Dirigente do CDT; planejamento das ações do Conselho no território; e, reestruturação do colegiado. Como o Conselho é formado por representantes do poder público e sociedade civil organizada os participantes da reunião avaliaram que seria necessário fazer uma assembleia para atualização do colegiado.

Com este intuito, foi agendado uma Assembleia Geral para o dia 22 de fevereiro, às 9h, no IFCE de Umirim. Na ocasião, serão convocados representantes do poder público e sociedade civil para participar efetivamente do Conselho. Acredita-se em uma revitalização para 2017, com uma maior participação da juventude e a ampliação de projetos coletivos entre os municípios dos Vales do Curu e Aracatiaçu.

Além da Adel, estavam presentes no encontro representantes de organizações que atuam nos processos de capacitação sobre as temáticas de desenvolvimento territorial, mobilização dos atores sociais e na organização das oficinas e plenárias para elaboração e qualificação do PTDRS – Instituto Agropolos do Ceará, FETRAECE, Universidade Vale do Acaraú (UVA), Instituto SESEMAR, Secretaria de Agricultura de Apuiarés e Sindicato dos Agricultores Rurais de Pentecoste e Apuiarés.

As organizações presentes priorizam a inclusão social e a valorização das potencialidades do território. Segundo a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, que esteve na reunião, o Conselho é um importante espaço para fomentar estratégias de desenvolvimento no território.

“A Adel valoriza e acredita que o CDT é um importante espaço político para discutirmos ações para o território. E, estamos entusiasmados a congregar mais atores sociais locais para juntos construir um plano estratégico de desenvolvimento dos Vales do Curu e Aracatiaçu”.

Sobre o Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDT)

O Conselho de Desenvolvimento Territorial dos Vales do Curu e Aracatiaçu (CDT) é um espaço social, político, cultural, econômico e geográfico que busca contribuir com a redução dos índices de miséria, pobreza, analfabetismo e violência dos municípios onde atua.

Tem seu colegiado territorial organizado em quatro instâncias: plenária geral com caráter deliberativo; núcleo dirigente com perfil de gerenciamento; núcleo técnico e conselho fiscal. Toda esta estrutura organizacional conta com o apoio permanente do assessor territorial.

Compartilhar: