Adel realiza 1ª Sequência do PEJR

Durante esta semana (13 à 17/02), a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza a 1ª Sequência do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR), financiado pelo Instituto Souza Cruz, com apoio das Prefeituras Municipais de Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca, através das Secretarias de Agricultura.

As atividades da 1ª Sequência iniciaram ontem (13/02), às 8h, na comunidade de Cipó, Pentecoste, com a aula inaugural, onde foi apresentado o calendário de atividades do programa e assinado o termo de compromisso pelos pais dos jovens.

O PEJR trabalha com a Pedagogia da Alternância, os jovens alternam a formação entre o meio vivencial e o Centro de Formação, onde participam de uma semana de estudos, chamada de sequência. Este ano, a turma participará de 15 sequências, intercaladas com as viagens de intercâmbio, visitas as famílias, participação em eventos, entre outras atividades.

Segundo o jovem Mailson Bezerra, Agente de Desenvolvimento Rural (ADR) que fez parte da turma anterior do PEJR e atualmente, desenvolve um projeto na área de caprino leiteiro, o PEJR é uma oportunidade para os jovens conhecer outras experiências, sua própria comunidade e desenvolver seu meio vivencial. “O PEJR foi muito importante para mim, se pudesse participava de novo, pois o programa acrescentou muito para minha vida, não só profissional, mas principalmente pessoal, aprendi a valorizar minha comunidade e a respeitar a opinião das outras pessoas, acrescenta ele.

Estavam presentes na aula inaugural além dos jovens e pais; a equipe da Adel (Adriano Batista, Aurigele Barbosa, Anderson Vieira, Carlos Roberto, Evilene Abreu, Mirlânia Lima, Nonato Nunes e Wagner Gomes); a assessora de projetos do Instituto Souza Cruz, Aline Loureiro; os ADR’s Mailson Bezerra, Tiago Sousa e Camila Cardoso; e os secretários de agricultura de Apuiarés e Tejuçuoca, Júnior Barroso e Paulo César, respectivamente, juntamente com César Almeida, representante da Secretaria de Agricultura de General Sampaio.

Nesta primeira sequência, os jovens além de se conhecerem melhor e trocarem experiências entre si, vão conhecer um pouco mais sobre o contexto da juventude no cenário nacional e sua relação com o protagonismo juvenil, empreendedorismo rural e agricultura familiar, além de começarem a elaborar seus projetos de vida.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *