Adel realiza formação com jovens empreendedores rurais

Ontem (16/05) a Adel iniciou o quarto módulo do Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural, em Sororoca/São Gonçalo do Amarante.
Vinte e nove jovens de seis municípios cearenses – São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Umirim, Paracuru e Apuiarés, participam desde março do Programa com o objetivo de aprender sobre empreendedorismo e implantar seu próprio negócio em sua comunidade.

Os jovens integrantes do Curso pretendem criar empreendimentos não-agrícolas com foco na área gastronômica, eletrônica, vendas e estética; e, empreendimentos agrícolas, na área de avicultura e ovinocultura. 

Jovens no Centro de Formação do Jovem Empreendedor Rural, Sororoca/São Gonçalo do Amarante

Fábio Júnior, 18, residente em Apuiarés, pretende abrir uma Tapiocaria em parceria com a mãe Célia Maria, 40. A venda será feita em um carrinho em lugares e horários estratégicos. A jovem Brena Kézia, 26, de Umirim, relata que entrou no Programa com o desejo de abrir uma lanchonete, mas mudou de ideia durante a formação, pois percebeu outras oportunidades.

“Lanchonete era meu foco, mas compreendi depois do estudo de mercado no curso que não era viável, então decidi investir em algo que já trabalhava, mas não enxergava como uma oportunidade, que era fotografia. Fazia muitos bicos na área, mas nunca pensei que poderia ser um negócio, agora sei e vou investir nesta ideia”, conta Brena.

Assim como Fábio Júnior e Brena, ambos os jovens estão analisando o mercado e decidindo qual área empreenderem. A cada módulo do curso, os jovens se especializam mais sobre a escrita do seu plano de negócio e percebem as oportunidades existentes.

Jovens apresentando suas ideias empreendedoras

Esta semana os jovens estudam sobre Matemática Financeira, Contabilidade e Gestão de Custos com a finalidade de planejar o orçamento do empreendimento. Eles também compartilham seus saberes e ideias empreendedoras com os jovens Tupigá – Arlesson, 21 e Florian, 18, da ONG Casa do Rio que estão no Ceará para conhecer as experiências da Adel e do Programa Jovem Empreendedor Rural.

Na próxima quinta-feira (19/05) o empreendedor social Thiago Cavalli e a Designer de Produtos Luly Viana realizam a oficina de empreendedorismo e cadeia da moda sustentável para a turma. A ideia é apresentar aos jovens o projeto Teçume, iniciativa desenvolvida pelo grupo com sete artesãs na comunidade Santa Izabel, no município de Careiro Castanho/Amazonas.

Ainda esta semana, a economista Raquel Ferreira da Adel, discutirá com os jovens o modelo de plano de negócios utilizado pelo Fundo Veredas, iniciativa da Adel para apoiar financeiramente empreendimentos de jovens empreendedores rurais.

Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios

O Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios, integra a primeira etapa do Programa Jovem Empreendedor Rural e tem uma carga horária de 720 horas aulas, cumpridas ao longo de 04 meses.

Fábia Oliveira, monitora educacional, e os jovens do Programa Jovem Empreendedor Rural

O curso é destinado para jovens com idade entre 16 e 32 anos, que desejam abrir seu próprio negócio e permanecer no meio rural. Durante a formação os jovens aprendem sobre as características de um empreendedor, elaboram seus planos de negócios e discutem sobre a implantação de seu empreendimento.

Nesta quarta semana presencial do Curso, entre os dias 16 e 20 de maio, os eixos temáticos são: Matemática Financeira; Contabilidade e Gestão de Custos. Ao final deste módulo, os jovens começam a desenvolver o plano orçamentário dos seus negócios.

Este ano, o Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel conta com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras para realização do programa.

Compartilhar: