Adel realiza live sobre o protagonismo de jovens na defesa do meio ambiente

O bate-papo virtual conta com a participação do Jovem Transformador Ashoka, Rhenan Cauê Barbosa, 14, e acontece nesta terça-feira (14). Foto: Pablo Saborido/UOL

Nesta terça, 14/07, às 19h, a Adel recebe Rhenan Cauê Barbosa, 14, em um bate-papo ao vivo no seu perfil do Instagram (@adelceara). Rhenan já se tornou um rostinho conhecido quando o assunto é meio ambiente e integra o Programa Jovens Transformadores da Ashoka. Indicado como delegado na Conferência Estadual da Escola Ambiental no início de 2018, representou sua região, Araguatins, no interior do Tocantins, na etapa nacional da Conferência, em São Paulo. Desde então, a equipe de Rhenan busca promover consciência ambiental em mais comunidades da região.

Seu Projeto de Revitalização e Recuperação do Córrego Brejinho, um dos afluentes do Araguaia, possibilitou a remoção de quase 1 tonelada de resíduos das margens. Rhenan busca mobilizar mais jovens para limpar rios da região, engajar funcionários do governo local para apoiar políticas de proteção ambiental e embelezar o espaço ao redor do rio com a criação de um parque ecológico. Ele conseguiu parceiros sociais em toda a região.

“Nas minhas pesquisas, descobri que o córrego antigamente fez parte da vida dos moradores. Esse é um dos principais motivos pelos quais escolhi revitalizá-lo. Como minha cidade é pequena, eu fui de porta em porta, consegui parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Promotoria de Justiça, outras escolas, faculdades e Prefeitura Municipal”, destaca o adolescente.

O protagonismo de Rhenan também o levou a se tornar um dos integrantes do Programa Jovens Transformadores da Ashoka. A organização promove a conexão entre agentes de transformação dos 92 países em que atua e realiza atividades para incrementar o trabalho deles. Segundo a Ashoka, os objetivos dos agentes de transformação podem começar no local, mesmo dentro da própria casa, mas podem se expandir regional e globalmente.

A live com Rhenan faz parte das estratégias elaboradas pela Adel para interagir com os jovens empreendedores rurais desde o início do isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. “Nós acreditamos que conversar com Rhenan sobre o protagonismo dele em defesa do meio ambiente terá um impacto significativo, tanto para os jovens apoiados e que integram o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), quanto para toda nossa comunidade. A iniciativa de Rhenan dialoga com nossa missão e demonstra o quanto é essencial apoiarmos o protagonismo dos jovens, destaca Evilene Abreu, Diretora de Comunicação da Adel.

Outra ação desenvolvida pela Adel para promover a interação com seu público que residem em diversas comunidades rurais do Nordeste são webinars no Youtube, com participações ao vivo de vários especialistas falando sobre resiliência, educação financeira, empreendedorismo, inovação, economia criativa, diversidade, dentre outros temas. As lives e webinars acontecem semanalmente, às terças-feiras e quintas-feiras, respectivamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *