Adel realiza oficina com jovens empreendedores

Ontem (05/05), aconteceu a oficina sobre Cooperação e Protagonismo Social com vinte jovens no Centro de Pesquisas Ictiológicas, em Pentecoste. O objetivo foi debater com os jovens como a cooperação e o protagonismo podem colaborar com o desenvolvimento do território.

A oficina abordou a temática – Cooperação e Protagonismo Social e contou com a colaboração de Raquel Ferreira, colaboradora da Adel, e Adriano Batista, diretor executivo. Segundo Adriano, os jovens do semiárido são mais resilientes e capazes de empreender a partir das oportunidades existentes. “Acredito que é possível através da cooperação e do protagonismo colaborar ainda mais com o desenvolvimento das comunidades”, ressalta.

Benedito Barbosa, jovem beneficiado

Na perspectiva de fazer um trabalho proativo e participativo na Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais – Caroá, iniciativa de jovens participantes do Programa Jovem Empreendedor Rural, a oficina apresentou aos jovens conceitos e habilidades que eles podem desenvolver com os cooperados, parceiros e com as comunidades do território.

Para Rayssa Duarte, jovem empreendedora, ela conheceu na oficina o conceito de cooperação. “A oficina foi um momento muito bom de esclarecimentos, vivenciamos através das atividades em equipe e dinâmicas qual o real sentido da cooperação no nosso dia a dia e como podemos aplicar na construção da cooperativa”.

Cooperativa de jovens empreendedores rurais – Caroá

Após participar do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) da Adel e com o objetivo de formar e apoiar outros jovens do território no acesso a políticas públicas de comercialização e fortalecimento da agricultura familiar da região, jovens empreendedores rurais decidiram se unir e criar uma cooperativa que viabilizasse o processo de escoamentos de seus produtos.

Jovens participantes da oficina

Desde o início do ano, os jovens começaram a pensar na constituição da cooperativa e realizar encontros no território. A partir das reuniões, a iniciativa ganhou força com o apoio da Adel e de parceiros.

Atualmente, a Cooperativa de Jovens Empreendedores Rurais – Caroá conta com o apoio da Adel e da BrazilFoundation através do Prêmio de Inovação Comunitária, o qual ficaram entre as 24 melhores iniciativas comunitárias do Brasil.

“A iniciativa se fortalece a cada encontro. São muitas ideias e objetivos traçados, um deles é fortalecer a comercialização e consequentemente termos demandas para os pequenos empreendedores. Estamos organizando e nos preparando para criarmos a cooperativa e favorecer ainda mais o desenvolvimento local das nossas comunidades”, afirma Vitor Esteves, jovem empreendedor beneficiado.

Jovens participantes da oficina

Os jovens que participam da Caroá são beneficiados do Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel, que conta este ano, com o apoio do Instituto Carrefour, Manos Unidas, Instituto Oi Futuro, Fundação Interamericana, Fundo Caixa Socioambiental e Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, e, com o patrocínio da Petrobras.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *