Adel realiza oficina sobre Cidadania e Direitos Humanos em dezesseis cidades do estado do Ceará

Oficina realizada em Beberibe (CE)

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), realizou oficinas sobre Cidadania e Direitos Humanos em dezesseis cidades do Ceará, nos meses de agosto e setembro.

A oficina integrou a jornada empreendedora denominada #PartiuEmpreender promovida pela Coordenação da Incubadora Tecnológica do Centec. O percurso formativo teve caráter educacional e contribuiu, principalmente, com o desenvolvimento de uma cultura empreendedora entre os participantes e o incentivo na criação de novos negócios.

A Adel foi uma das entidades responsáveis pela execução das oficinas e palestras. Cada encontro realizado pela Adel apresentou 4 horas/aula sobre Cidadania e Direitos Humanos, tema transversal ao Empreendedorismo, realizados em sua maioria nos CVTs (Centro Vocacional Tecnológico) das respectivas cidades: Acaraú; Amontada; Beberibe; Brejo Santo; Campos Sales; Crato; Fortaleza; Horizonte; Ipu; Juazeiro do Norte; Limoeiro; Maracanaú; Maranguape; Quixeramobim; Tabuleiro e Tauá. O público atendido era diversificado e mobilizado pelo próprio CENTEC por meio dos seus núcleos e equipes. A maioria eram jovens, mas também teve a participação de adultos que buscavam uma formação complementar.

Oficina realizada em Campos Sales (CE)

Os encontros atenderam no mínimo 30 participantes, permitindo o acesso ao conteúdo qualificado e de forma lúdica, em uma abordagem pedagógica cooperativa e interativa. Dessa forma, a aprendizagem foi facilitada por meio da leitura, do protagonismo, da interação e da contextualização do conteúdo, tendo como referências situações práticas de suas realidades sociais. O maior número obtido de participantes foi em Quixeramobim (71 inscritos).

Em geral, os encontros foram marcados por discussões acaloradas e politizadas acerca dos Direitos Humanos e repletos de trocas de experiências, aprendizados e ampliação de uma rede de contatos de um grupo que reúne a mais pura composição da diversidade ao qual nossa sociedade é composta.

Forte participação de mulheres na oficina realizada em Crato (CE)

Para Marcelo Ferreira, participante da oficina em Juazeiro do Norte, o momento foi rico em aprendizagem. “Foi muito importante a oficina, pois traz para os alunos uma melhor compreensão do que é cidadania, do que é direitos humanos, temas muito importantes para a sociedade e para a região” destaca.

“Ao final do dia a gente percebe que a sensação gerada a partir do trabalho que realizamos é o que nos realiza e nos faz seguir adiante. É o que nos renova, nos dá força para continuar fazendo a diferença nessa nossa sociedade” destaca a Diretora de Programas da Adel, Aurigele Alves, que ministrou a oficina Cidadania e Direitos Humanos em três municípios.

Compartilhar: