Adel realiza oficinas com estudantes e agricultores no projeto Vida Caatinga

 

Na semana em que foi comemorado o Dia Nacional da Caatinga, a Adel, a convite da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Pentecoste, realizou com estudantes do Ensino Fundamental II a oficina “Sustentabilidade e Conservação da Caatinga” e a oficina “Produção de Mudas de Plantas Nativas” com jovens e agricultores familiares.

As oficinas integram as ações do projeto Vida Caatinga promovido pela Secretaria entre os dias 26 e 28 de abril de 2018 com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância de preservar o bioma Caatinga no território. Em ritmo acelerado de devastação, a Caatinga, que abrange cerca de 11% do território nacional, necessita urgentemente que técnicas sustentáveis sejam implementadas.

A oficina “Sustentabilidade e Conservação da Caatinga” discutiu com os adolescentes e jovens a importância do bioma Caatinga para o Brasil e o Nordeste brasileiro. De forma lúdica, foram abordados os elementos que caracterizam a Caatinga, a relevância e os impactos da ação do homem sobre o solo, a água e a biodiversidade do bioma.

Oficina na EEIF Domingos da Cunha Braga – Umburanas, Pentecoste/CE

No dia 26 de abril, a oficina aconteceu na EEIF Domingos da Cunha Braga, na comunidade Umburanas. Participaram 25 estudantes que cursam o 8º e 9º anos, além de dois colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente – Silvana Ribeiro e Absalão Bandeira, a Diretora da Escola, Eliane Marques, e as professoras responsáveis pelas turmas.

No dia 27 de abril, foi a vez da EEF Vicente Feijó de Melo, na sede do município. A oficina “Sustentabilidade e Conservação da Caatinga” ocorreu nos turnos manhã e tarde e contou com a participação de 50 estudantes que cursam o 9º ano.

Segundo Raquel Ferreira, Coordenadora de Projetos da Adel, os objetivos da oficina foram alcançados e a receptividade dos estudantes foi positiva. “Foi enriquecedor trazer para dentro da sala de aula uma temática que está sendo esquecida no Sertão. Foi perceptível a participação e interação dos estudantes”.

A oficina “Produção de Mudas de Plantas Nativas” com jovens e agricultores familiares aconteceu nas comunidades Sítio do Meio e Jucá. Nessa oficina o agrônomo José Alfredo trabalhou informações práticas sobre métodos de produção de mudas, seleção de árvores matrizes para coleta de sementes e a distribuição de mudas de plantas nativas para os participantes.

Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel, ministrando palestra na EEEP Alan Pinho Tabosa – Pentecoste/CE

Além das oficinas, a Adel colaborou com o Workshop “Caminhos para a preservação e conservação da Mata Branca” realizado dia 26 de abril na EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste. Adriano Batista, Diretor Executivo da Adel, ministrou a palestra “Empreendedorismo Rural e Conservação da Caatinga”, e participou, juntamente com o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Prof. Artur Bruno, e o representante da Associação Caatinga, Sandino Moreira, de uma mesa redonda sobre a temática.

As oficinas e a palestra realizadas pela Adel, no projeto Vida na Caatinga, buscam alertar os adolescentes, jovens e agricultores sobre a necessidade urgente de realizar ações sustentáveis e de preservação desse bioma.

Leia mais no artigo: Empreendedorismo rural e conservação da Caatinga

Compartilhar: