Adel realiza projeto com escolas públicas do Ceará

 

Durante o ano de 2018, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) beneficiou, por meio do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas, cerca de 400 jovens de 15 a 17 anos e 50 professores de quatro escolas públicas do interior do Ceará – EEM São Sebastião em Apuiarés; EEM Waldemar Alcântara em São Gonçalo do Amarante; EEM Etelvina Gomes Bezerra em Pentecoste; e, EEFM Edite Alcântara Mota em General Sampaio.

O Projeto integra o portfólio de ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), que visa o desenvolvimento e a formação empreendedora de jovens em situação de vulnerabilidade. O PJER apoia jovens rurais, que, comumente, se vêem obrigados a deixar suas comunidades em busca do que seria um futuro melhor.

Por meio da educação contextualizada, a Adel realizou oficinas de convivência sustentável, desenvolvimento local, empreendedorismo rural de jovens, protagonismo social, direitos humanos e convivência com o clima da região. O intuito foi apresentar aos estudantes e professores conceitos, ferramentas e abordagens, a serem incorporadas nos conteúdos formais e no dia a dia escolar. Arnon Vieira, um dos jovens beneficiados, conta que foi gratificante sua participação no Projeto. “Com as oficinas aprendi muito, questões como os nossos direitos. Com esse Projeto a gente abriu um pouco mais nosso conhecimento e o nosso olhar para as coisas típicas do nosso Nordeste”.

Além de oficinas, foram realizados quatro intercâmbios educativos no Parque Estadual Botânico do Ceará e um seminário para discutir o tema Empreendedorismo e Protagonismo Social nas Escolas. Durante o Seminário, os jovens apresentaram microprojetos elaborados na Oficina de Inovação e Tecnologias Socioambientais e que abordam os temas bullying na escola, educação ambiental, inclusão do público LGBTQ+ em sala de aula, combate às drogas, empatia no convívio escolar, dentre outros. A ideia é implantar a partir deste ano, os microprojetos nas escolas.

Aurigele Alves, Diretora de Programas da Adel, afirma que a iniciativa representou uma oportunidade ímpar na vida escolar dos adolescentes e jovens. “Mais que acesso a conhecimentos transversais do currículo básico, os jovens tiveram a oportunidade de trocar experiências, ideias, planos, angústias, sonhos e diversos saberes. Isso traz um caráter especial e diferenciado a esse projeto, evidencia a importância que ele tem representado a cada participante no que diz respeito a seu desenvolvimento crítico em relação à suas escolas, comunidades e sociedade como um todo”, enfatiza a Diretora.

 

O Projeto também inclui a elaboração de cartilhas educativas sobre as temáticas das oficinas. Esse material será distribuído nas escolas beneficiadas e espera-se que esta ação seja reaplicada e mais jovens tenham acesso a conhecimentos de impacto social, econômico e ambiental.

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas foi resultado de parcerias firmadas com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e Rede Globo através do Criança Esperança, com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA/CE) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *