Seminário sobre empreendedorismo e protagonismo de jovens

 

Na próxima terça-feira (4), a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza o Seminário Todxs Podem Empreender: Empreendedorismo e Protagonismo de adolescentes e jovens em situação de resiliência. O evento, de caráter nacional, inicia a partir das 16h, no Teatro Celina Queiroz, localizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), em Fortaleza, no Ceará.

O Seminário, que já se encontra com inscrições abertas, vai discutir sobre experiências exitosas que corroboram para que adolescentes e jovens em situação de resiliência possam dar o primeiro passo em relação ao empreendedorismo. Dentre as experiências que serão compartilhadas, destaca-se o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) desenvolvido pela Adel há 10 anos em nove municípios do estado do Ceará.

A vivência do PJER foi inspiração para a produção do livro “Todxs Podem Empreender – Empreendedorismo e Protagonismo para adolescentes e jovens”, que será lançado durante o evento. O livro foi produzido pela Adel em parceria com o ChildFund Brasil, compartilha além de histórias de jovens empreendedores, os principais conceitos e informações necessárias para empreender.

O evento conta com palestrantes nacionais e locais. Helena Singer, Líder para a Estratégia de Juventude na Ashoka América Latina; Tião Rocha, Antropólogo, Educador Popular e Empreendedor Social; e, Gerson Pacheco, Diretor do ChildFund Brasil, estão entre os expositores do Seminário. A programação conta com dois painéis.

O primeiro painel aborda o tema “Empreendedorismo e inovação social por jovens e adolescentes no atual contexto brasileiro”, com a colaboração de Gerson Pacheco, Diretor do ChildFund Brasil; Dr. José Carlos Lázaro, Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), líder do Grupo de Estudos em Inovação e Sustentabilidade (INOS/UFC); Gláucio Gomes, Diretor de Desenvolvimento da Adel; e, Emanuelly Oliveira, Fundadora e Diretora Executiva do Social Brasilis. A Profª Dra Daiane Mulling do PPG em Administração da UNIFOR será a mediadora.

“Educação para o empreendedorismo e protagonismo de adolescentes e jovens em situação de resiliência” será o segundo painel mediado pela Jornalista e Diretora da Agência Eco Nordeste, Maristela Crispim. Terá a participação de Helena Singer; Tião Rocha; Rogers Mendes, Secretário Executivo do Ensino Médio da SEDUC/CE; e, Sabrina Santos, Jovem Empreendedora e idealizadora da Flor do Sertão.

O evento vai congregar diversas instituições e pessoas interessadas na temática e promover a discussão, o debate e a difusão de conhecimentos e experiências atuais que trabalham com empreendedorismo e protagonismo social de adolescentes e jovens no Brasil. Participarão empreendedores, pesquisadores e estudiosos brasileiros para pensar as multiplicidades de empreendedores, os processos de formação destes jovens, desafios e soluções desenvolvidas em espaços de alta resiliência, tanto rurais quanto urbanos.

O evento tem como parceiro o ChilFund Brasil e os apoios da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).

Faça sua inscrição: https://forms.gle/7YaZxV6jD8PULAgc8

Compartilhar: