Adel realiza Seminário Territorial sobre Políticas Públicas

Comunidade Campina de Dentro, Araripe (CE)

Amanhã, 22 de agosto, a Adel realiza o Seminário Territorial de Politicas Públicas: Ações do Projeto Paulo Freire no Cariri Oeste, evento de conclusão do Projeto de Capacitação em Acesso às Políticas Públicas executado em dez municípios do território. O evento ocorre de 8h às 12h, no auditório do INSS de Campos Sales, onde serão apresentados os resultados parciais das ações no território, assim como entrega de certificados, homenagens aos parceiros locais e exposição de mapas comunitários.

O Projeto de Capacitação em Acesso às Políticas Públicas contou com três etapas de formação: (1) Oficinas de Capacitação sobre Políticas Públicas com famílias cadastradas no Projeto; (2) Oficinas de Capacitação sobre Políticas Públicas com pessoas não cadastradas e comunidades que não foram atendidas na primeira fase; e, (3) Oficinas sobre Organização Social e Comunitária realizadas com lideranças das comunidades atendidas.

As oficinas de Organização Social e Comunitária ocorreram durante os meses de julho e agosto de 2018 e espera-se que através delas tenhamos um aumento do nível de conhecimento dos líderes locais quanto a busca por estratégias para manutenção das associações unidas e ativas, além de promover uma troca de experiência entre as comunidades.

Francisco José Ferreira, conhecido como Bodô, representante da Cactus – Associação de Assistência Técnica e Assessoria aos trabalhadores rurais e movimentos populares, presente na oficina realizada em Campos Sales, ressalta: “É preciso lutar pelo fortalecimento da agricultura familiar e do trabalho em grupo, inclusive na criação de grupos produtivos”.

Mulheres participam da Oficina sobre Políticas Públicas em Sítio Teixeira, Araripe (CE)

Ao todo o Projeto beneficiou cerca de 7 mil pessoas, onde aproximadamente 2,5 mil são mulheres e 1,6 mil são jovens. A Adel aplicou através das oficinas sua abordagem pedagógica utilizada pela organização ao longo de sua década de experiência com atividades de capacitação com agricultores e jovens rurais. Essa metodologia prezou pelo engajamento e pelo envolvimento constante dos participantes, de forma dinâmica e bastante prática, no decorrer de atividades em que o conteúdo formativo foi trabalhado de modo didático, simples e direto, com linguagem adequada e formas devidamente contextualizadas para que os participantes pudessem realmente se apropriar.

Sobre o Projeto

Comunidade Sítio Teixeira, Araripe (CE)

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire tem por objetivo contribuir para a redução da pobreza rural em 31 municípios cearenses por meio do desenvolvimento do capital humano e social e do desenvolvimento produtivo sustentável pautado na geração de renda, no âmbito agrícola e não agrícola, com foco principal em jovens e mulheres.

Foi estruturado em dois componentes, que trabalharam com o desenvolvimento de capacidades das pessoas, das organizações comunitárias e produtivas e com o apoio ao desenvolvimento produtivo e à sustentabilidade ambiental. A área atendida pelo Projeto atendeu 31 municípios de 4 territórios – Cariri, Inhamuns-Crateús, Sobral e Vales do Curu-Aracatiaçu,

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) é a instituição responsável pela execução do Projeto. Para tanto, instituiu uma Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP) que tem a competência para definir as linhas gerais de política e diretrizes, cumprimento de cláusulas contratuais, alcance de metas e objetivos previstos no contrato de empréstimo.

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local – Adel é a instituição que executou o Projeto de Capacitação em Acesso às Políticas Públicas no Território Cariri Oeste, que atendeu 86 comunidades de 10 municípios.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *