Adel retorna oficinas com Jovens nas Escolas neste semestre

 

Esta semana, nossa equipe de Programas retorna às atividades do Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas. O próximo tema que será trabalhado ao longo do mês de agosto nas oficinas será Juventude e Direitos Humanos que proporcionará uma discussão da problemática numa perspectiva contemporânea, através dos movimentos sociais e os documentos que consolidaram uma doutrina dos direitos humanos, com a abrangência que pode se qualificar como universal, tudo isso sendo abordado de forma lúdica e cooperativa.

Atendendo quatro escolas de ensino médio do território: EEM Edite Alcântara Mota/General Sampaio; EEM São Sebastião/Apuiarés; EEM Etelvina Gomes Bezerra/Pentecoste e EEM Waldemar Alcântara/São Gonçalo do Amarante, o Projeto busca despertar nos estudantes a consciência de que é possível permanecer no meio rural e ainda contribuir para o desenvolvimento local, social e humano. Aprendendo possibilidades de geração de emprego e renda em ambientes de extrema resiliência.

Para Frederico Mendes, conhecido pelos colegas como Fred, estudante atendido na EEM Edite Alcântara Mota, no município General Sampaio, é gratificante aprimorar seus conhecimentos e conseguir passar os conceitos aprendidos para seus colegas e sua comunidade. “Trabalhamos em equipe e conseguimos todos partilhar conhecimentos uns com os outros. Eu nunca imaginei que meu município tinha tantas possibilidades, agradeço a Adel por me permitir aprender mais sobre isso” destaca.

 

Ao longo do primeiro semestre do ano de 2018 realizamos oficinas com os seguintes temas: Sustentabilidade e Conservação da Caatinga; Juventude e Protagonismo Rural; Juventude e Empreendedorismo Rural, levantando discussões sobre as características e peculiaridades do bioma cearense, assim como a atuação dos jovens de forma ativa em suas comunidades.

Ao todo, o Projeto obteve 915 inscrições, onde foram selecionados 400 estudantes, destes, 264 já foram beneficiados. Nossa equipe segue com a meta de atender o número total de inscrições selecionadas dos quatro municípios. As atividades seguem como planejadas, retornando na primeira semana de agosto, já que houve uma pausa para as férias escolares no mês de julho.

A Oficina Juventude e Direitos Humanos acontece nas seguintes datas: 08/08/2018 em General Sampaio; 16/08/2018 em Apuiarés; 22/08/2018 em Pentecoste e 23/08/2018 em São Gonçalo do Amarante.

 

Sobre o Projeto

O Projeto Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais nas Escolas faz parte do portfólio de ações do Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER), resultado de parcerias firmadas em 2018, com a Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) e Rede Globo através do Criança Esperança, e, com o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA/CE). Conta com o apoio da Secretaria Estadual da Educação e Cultura do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *