Adel reúne meliponicultores em Vila Soares

No dia 27/02 aconteceu na comunidade de Vila Soares, em Apuiarés, o primeiro encontro com o grupo de meliponicultores, participantes do projeto “Sertão produtivo e agroecológico”.

Ao todo, participaram da reunião, 13 moradores, entre criadores de abelhas nativas sem ferrão (jandaíra) e interessados. O objetivo do encontro era mapear os produtores de melíponas da comunidade e discutir estratégias de produção e fortalecimento do grupo.

Inicialmente, cada meliponicultor relatou as técnicas utilizadas na cultura e as experiências vividas. Em seguida, Aurigele Barbosa, da Adel, discutiu a iniciativa do projeto “Sertão produtivo e agroecológico”, que busca fortalecer a produção agroecológica de mel de abelhas nativas na região, como uma forma de incentivar o desenvolvimento comunitário e a conservação da natureza.

Segundo Aurigele, o encontro com o grupo foi bastante produtivo. Eles apresentaram muito interesse na realização do projeto e acreditam ser uma ótima oportunidade para tornar a atividade uma fonte de renda complementar. “Já existe produção na comunidade. Acredito que com mais organização e incentivo eles irão ampliar a produção e aumentar a renda com a atividade feita de forma rústica”, relata.

O Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Local (Nud), Edilardo Sales, parceiro local da Adel no projeto, destaca a motivação do grupo. “Esse projeto irá nos fortalecer quanto grupo e nos possibilitar o aumento da produção. Estamos empolgados, pois entendemos que com o apoio agente vai melhorar a produção e a organização do grupo e tornar esta atividade rentável e sustentável.”

Além de Vila Soares, outras comunidades dos municípios de Apuiarés e Pentecoste participam da iniciativa, apoiada pelo Programa de Pequenos Projetos Ecossociais do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *