Adel seleciona jovens para o PJER

As inscrições para o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) iniciaram no dia 30/01 e seguem até o dia 15/02/2013, na sede da Adel em Pentecoste (Rua Francisco Nunes, nº 532, apt. 15, Acampamento); nas Secretarias de Agricultura e Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STTR) dos municípios de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste e Tejuçuoca.

O Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) visa criar oportunidades para jovens empreendedores rurais com idade entre 16 e 29 anos. Consiste na aliança entre quatro (4) componentes: acesso a conhecimento, crédito orientado, apoio no fortalecimento organizativo e acesso a tecnologias de informação e comunicação.

Durante a etapa do componente acesso a conhecimento o Programa utiliza a pedagogia da alternância, na qual o jovem intercala uma semana no Centro de Formação e duas semanas com a família. São oito (8) sequências de alternâncias, num total de seis (6) meses de formação.

Após a formação, o jovem poderá ingressar na nova fase do programa que consiste na participação em uma oficina de elaboração de Plano de Negócio do seu empreendimento, um dos requisitos para acessar o financiamento do Fundo Veredas.

O Veredas é uma linha de crédito da Adel que consiste na concessão de crédito orientado a jovens ou grupos de jovens, para investimentos em seus empreendimentos.

A Adel considera estes componentes fundamentais para que os jovens encontrem condições adequadas e favoráveis para implantação dos seus empreendimentos.

“Nós acreditamos que quando criamos oportunidades para os jovens desenvolverem suas ideias eles terão uma nova visão do lugar onde vive, assim teremos a redução do êxodo da juventude e o desenvolvimento das comunidades rurais”, conta Aurigele Alves, coordenadora do Programa.

Este ano o Programa Jovem Empreendedor Rural (PJER) apresenta uma nova grade curricular, que agrega a preparação dos jovens para acessar o Fundo Veredas, e também novos parceiros (Fundo Itáu Excelência Social – FIES, Novos Rurais e o Criança Esperança).

Portanto, se você é jovem e deseja tornar-se um empreendedor, aproveite essa oportunidade e se inscreva.

Compartilhar: