Agente de Desenvolvimento Rural do BNB realiza palestra para a turma do PEJR

No dia 08 de junho, Jeânia Rogério realizou uma palestra sobre o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), no Centro de Formação do Jovem Rural, em Cipó, Pentecoste, para os jovens participantes do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural (PEJR).
A palestra abordou o tema Pronaf Jovem, e fez parte da programação da XIII Sequência do PEJR, que teve como foco trabalhar a viabilidade dos projetos elaborados pelos jovens. O Pronaf Jovem é uma iniciativa que surgiu na década de 90, para o jovem, filho de agricultor, criado pelo Governo Federal, que financia projetos individuais ou coletivos, que gerem renda aos jovens agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.
Após a exposição do tema, os jovens tiveram a oportunidade de fazerem perguntas sobre o Pronaf Jovem, a fim de esclarecerem as possibilidades de acessarem o crédito e investir em seus empreendimentos. No encerramento do encontro, os jovens agradeceram a presença da palestrante e convidaram para participar da formatura da turma, que irá acontecer dia 15 de julho, em Apuiarés. 
Segundo Aurenir Luz, gerente de projetos da Adel, os jovens representam um segmento social estratégico nas comunidades rurais do sertão cearense. “A inclusão produtiva dos jovens é um desafio no meio rural ainda maior que a inserção de jovens no mercado formal de trabalho nas áreas urbanas, mas acreditamos que hoje na região do Médio Curu a realidade é diferente, os jovens do meio rural estão tendo outras oportunidades”, enfatiza ela.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *