Agricultores da comunidade de Riacho do Paulo – Apuiarés/CE realiza a II Festa do Mel

Apicultura e meio ambiente: uma parceria que está dando certo.

Este foi o tema da II Festa do Mel, realizada em Riacho do Paulo – Apuiarés/CE, nos dias 24 25 de outubro de 2008. Cerca de 1500 pessoas da Microrregião do Médio Curu participaram e prestigiaram o evento a fim de conhecer e valorizar a importância da apicultura para a comunidade e região. Estiveram presentes: o Sr. Marcelo Pinho – Vice-Prefeito de Apuiarés, representando a Prefeitura Municipal de Apuiarés, Adriano Batista – Presidente da ADEL, Carlos Sérgio – CETRA, Renato – Agência de Comercialização, Jair Farias – Instituto SeSeMar, Nara Albuquerque – NUCOM / UFC, José Noberto – Instituto Coração de Estudante, Raimundo Nonato – FAAP, Francisco César – Secretario de Agricultura de Apuiarés, Severino – Assessor da Secretaria de Agricultura de Apuiarés, Idavan – Sindicato dos Trabalhares de Apuiarés, Isabel Cristina – Caritas Itapipoca, Sr. Gilberto – UAVRC.

Durante os dois dias, acontecerão várias atividades na área, desde palestras à atividades culturais que valoriza a cultura local. Os apicultores participarão de torneio esportivo, desfile da escolha da rainha do mel e de uma maratona que teve como principal meta levar consigo todas as ferramentas utilizadas na cadeia produtiva do mel.

Agrobiodiversidade, cooperativismo, preservação ambiental, perspectivas da produção do mel no Médio Curu e beneficiamento da apicultura foram alguns dos assuntos tratados nas palestras, exposições e oficinas oferecidas durante o evento.

A festa foi encerrada com um show de Forró. Este foi mais um momento de descontração para os jovens das comunidades dos municípios do Médio Curu.

Com a realização do evento, espera-se melhorar a interação entre os apicultores do Médio Curu e o desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura, estabelecendo redes comunitárias e o compromisso das autoridades presentes com a pauta de prioridades definida pelos apicultores.

A II Festa do Mel foi patrocinada pelo Banco do Nordeste, Prefeitura Municipal de Apuiarés, Agência de Desenvolvimento Economico Local e CETRA.

Compartilhar: