Apicultores participam de “Dia de Campo” na UFC

No dia 22 de junho de 2010, foi realizado o I Dia de Campo em apicultura na Universidade Federal do Ceará (UFC), cujo tema principal foi: Produção de pólen e flora apícola, e contou com a participação de produtores dos municípios de Apuiarés e Pentecoste. O encontro foi realizado pela ADEL e BNB, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer; Prefeitura Municipal de Apuiarés; Associações Comunitárias dos Apicultores de Vila Nova Serrota (AVINAPIS) e Três Lagoas (ACAPI); Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e UFC, através do Centro de Ciências Agrárias e Departamento de Zootecnia.

Durante o dia de campo, os apicultores participaram de uma palestra sobre produção de pólen, conhecendo os benefícios para a manutenção do pasto apícola e a preservação das espécies de plantas nativas do semiárido. A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Agrônomo responsável pelo setor de abelhas da UFC, Dr. Deoclécio Paulino, que também acompanhou o grupo nas atividades práticas sobre o beneficiamento da cera e apresentou o setor de abelhas da universidade.

Segundo Anderson Vieira, gerente de projetos da ADEL, e um dos organizadores do evento, “esses momentos de integração entre a universidade e os produtores é muito importante, porque essa troca de conhecimentos gera uma maior empolgação nos produtores, fazendo com que eles tenham maiores expectativas com relação a atividade”.

Compartilhar: