Beco Cultural realiza Sarau em Apuiarés

beco-cultural

No próximo domingo (28/08), às 19h, o Beco Cultural, iniciativa vencedora do Prêmio de Inovação Comunitária da BrazilFoundation e apoiada pela Adel, realiza Sarau Cultural em Apuiarés/CE. O encontro reúne diversos artistas e celebra os três anos de existência do grupo.

Em 2013, o jovem Beto Cruz concluía sua graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (UFC) e retornava para Apuiarés trazendo na bagagem além do diploma, conhecimentos que seriam partilhados com a comunidade. Ao reencontrar o amigo Erandi Muniz, os dois começaram a fabular sobre seus sonhos e tiveram a ideia de criar o Beco, um espaço cultural e educativo, que oferece atividades pedagógicas e culturais, tais como, teatro, reforço escolar, roda de leitura, artes manuais, música, entre outras linguagens para as crianças e os jovens.

A ausência de um espaço para os artistas locais divulgarem o seu trabalho foi uma das motivações para criação do projeto. Também a lacuna no aprendizado dos estudantes da rede pública de ensino de Apuiarés impulsionou a dupla. “Boa parte das crianças e adolescentes não aprendem a ler nas séries iniciais. Fui percebendo essa carência no aprendizado das crianças e assim fomos idealizando as ações do Beco. De repente, a garagem e o beco da casa dos meus pais foram ocupados pela meninada e começamos a fazer arte e cultura juntos”, conta Beto.

O artista e co-fundador do Beco Cultural Erandi Muniz com as crianças

O artista e co-fundador do Beco Cultural Erandi Muniz com as crianças

Com o apoio do Prêmio, as ações do Beco Cultural foram expandidas para duas comunidades do município – Canafístula e Monte Alverne e cerca de 250 crianças, adolescentes e jovens passaram a ser atendidos diretamente. Atualmente, o grupo promove aulas de violão; curso de inglês; teatro; recreação; projetos de leitura e eventos culturais.Desse modo, o que iniciou de maneira espontânea com aulas de reforço e contação de histórias para a meninada, tornou-se um espaço cultural ativo na cidade. Hoje o Beco Cultural reúne artistas e realiza diversas oficinas e eventos culturais. Este ano, o grupo inscreveu-se no Prêmio de Inovação Comunitária da BrazilFoundation, recebeu apoio da Adel e ficou entre as cinco melhores iniciativas do Brasil.

Crianças no espetáculo de fantoches sobre os cuidados com a zica

Crianças no espetáculo de fantoches sobre os cuidados com a zica

O Sarau Cultural, no próximo domingo, vai reunir a comunidade para festejar os três anos do Beco Cultural com a participação de diversos artistas. Será uma noite festiva e na ocasião, a Adel e BrazilFoundation entregarão de maneira simbólica o Prêmio de Inovação Comunitária conquistado pelo grupo. Haverá apresentações de grupos de teatro, músicas, contos nordestinos, recital de poesias e exposição de arte.Beto Cruz, co-fundador do projeto, relata a alegria de construir através da arte outras possibilidades de viver. “Estou muito feliz com a culminância das nossas ações, pois sabemos que não é fácil promover cultura. É perceptível a alegria das crianças, dos jovens e do público em geral. Espero dar continuidade as nossas ações expandido para outros municípios, pois vejo a arte como um caminho rico para nossas crianças e jovens”.

Prêmio de Inovação Comunitária

A BrazilFoundation lançou em outubro de 2015 o Prêmio de Inovação Comunitária para apoiar iniciativas informais em parceria com diversas organizações madrinhas no Brasil. A Adel foi uma das organizações madrinhas e o Beco Cultural esteve entre as 75 iniciativas que receberam apoio dentre 144 inscrições.

Com o apoio financeiro de 5 mil reais e mentoria da Adel o Beco Cultural investiu na restauração do espaço do projeto, comprou equipamentos e elaborou materiais para oficinas. Em seguida, eles foram escolhidos por uma banca composta por doadores e equipe da BrazilFoundation entre os 24 finalistas do Prêmio.

Grupo de teatro, após apresentação no Beco Cultural

Grupo de teatro, após apresentação no Beco Cultural

 

Nessa etapa, eles foram escolhidos por meio de votação popular uma das cinco melhores iniciativas do Brasil. Além da visibilidade do projeto, eles receberam renovação do apoio de R$ 5 mil reais e mentoria da Adel para os próximos seis meses.

Evilene Abreu, Diretora de Comunicação da Adel, destaca que é inspirador para Adel apoiar iniciativas como o Beco Cultural. “Ao valorizar a cultura e a arte local estamos criando outras possibilidades de agir e de promover o desenvolvimento local. Quando oportunizamos que as crianças e jovens tenham acesso a educação, a arte e a cultura estamos fazendo ações que vão reverberar positivamente na vida das pessoas e das comunidades”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *