BrazilFoundation lança II Prêmio de Inovação Comunitária


A Adel, em parceria com a BrazilFoundation, tem o prazer de anunciar a segunda edição do Prêmio de Inovação Comunitária. A ideia é premiar iniciativas informais (OPs) que colaboram com o desenvolvimento do território.

O Prêmio de Inovação Comunitária foi lançado em 2016 pela BrazilFoundation e a Adel foi umas das organizações “Madrinha”, responsável por identificar, monitorar e orientar as iniciativas. A OP significa Outra Parada, iniciativa informal, individual ou coletiva, que atua para transformar pessoas e comunidades.

Em 2016, três OPs foram apoiadas pela Adel e a perspectiva é este ano apoiar iniciativas que atuam com foco no Fortalecimento Comunitário e de Lideranças, Empreendedorismo e Geração de Renda, Agricultura Familiar e Comunicação Comunitária.

“A ideia surge para aproveitar a sabedoria e o conhecimento da nossa rede de parceiros em seus respectivos territórios e áreas de atuação. Assim conseguiremos democratizar o acesso a recursos, incentivando a inovação e descoberta de novas tecnologias sociais” – diz Patrícia Lobaccaro, Presidente da BrazilFoundation.

As propostas serão avaliadas por uma banca composta por líderes das organizações madrinhas e pela BrazilFoundation. As OPs selecionadas vão receber um prêmio de R$ 5.000,00 e as melhores iniciativas vão concorrer ao II Prêmio de Inovação Comunitária, com escolha feita pelas organizações madrinhas e equipe da BrazilFoundation.

Os três primeiros colocados receberão renovação de apoio, integrarão a Rede de Lideranças da BrazilFoundation e participarão dos workshops de capacitação em 2018. Um representante da iniciativa com mais votos ganhará uma viagem para os EUA junto a um representante da Organização Madrinha, para compartilhar experiências.

Instituições apoiadas pela Adel e BrazilFoundation em 2016

Na primeira edição do Prêmio de Inovação Comunitária em 2016, lançado pela BrazilFoundation, a Adel foi uma das organizações madrinhas e três iniciativas do território, dentre 144 inscrições foram selecionadas – Beco Cultural, Cozinha da Horta e Grupo de Jovens Cooperativas.

Apresentação Beco Cultural

Com o apoio financeiro de 5 mil reais e mentoria da Adel estas iniciativas ampliaram o trabalho realizado nas comunidades rurais. O Beco Cultural foi umas das iniciativas vencedora do Prêmio de Inovação Comunitária e criou um espaço cultural ativo na cidade de Apuiarés/CE. O Beco Cultural reúne artistas de diversas linguagens artísticas e promove oficinas e eventos culturais.

O Projeto Cozinha da Horta segue compartilhando os bons hábitos de se consumir uma boa e saudável alimentação através da produção dos canteiros de hortaliças e plantas medicinais no Assentamento Barra do Leme, em Pentecoste. E, o Grupo de Jovens Cooperativistas amplia a cada dia, as possibilidades de consolidação da Caroá, primeira cooperativa de jovens empreendedores rurais do território.

Sobre as inscrições

As inscrições para o II Prêmio de Inovação Comunitária são on-line e estão abertas até 3 de fevereiro. Para confirmar a participação no Prêmio, preencha os campos do formulário com as seguintes informações:

Organização madrinha: ADEL – Agência de Desenvolvimento Econômico Local

Mentor: Aurigele Alves

Faça sua inscrição: https://brazilfoundation.org/premio-de-inovacao-comunitaria/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *