Capacitação em tecnologia de produtos defumados de carne caprina e ovina

Produtores, filhos e cônjuges de produtores de Tejuçuoca participarão do curso sobre “Fabricação de Produtos Derivados da Carne Caprina e Ovina”. O curso terá uma carga horária de 32 horas e será realizado no Parque de Exposição do TEJUBODE em Tejuçuoca-CE no período de 21/07 a 24/07. A proposta é apresentar técnicas de processamento com a carne caprina e ovina, agregando valor na elaboração de cortes especiais, embutidos e defumados.

O curso terá conteúdo teórico e prático. Na parte teórica serão abordados temas como “Relação higiene e qualidade, “O manipulador de alimentos e suas responsabilidades”, “Legislação sanitária e saúde pública”, “Tecnologia em processamento de embutidos”, “Tecnologia em elaboração de cortes especiais em carne caprina” e “Tecnologia de produtos defumados”. Já o conteúdo prático ensinará a produzir lingüiça frescal caprina, lingüiça calabresa caprina, defumados de cortes especiais e derivados da carne caprina, almôndegas e hamburguer de carne caprina, cortes especiais de caprinos, desossa e salga de caprino adulto em forma de manta, além da embalagem e rotulagem dos produtos fabricados.

Também serão apresentados alguns pratos da culinária caprina e ovina, como espetinhos de carne caprina, pernil assado, almôndegas de bode com macaxeira e paçoca de bode.

A capacitação utiliza uma metodologia com aulas expositivas, apresentação dos produtos aos participantes, aulas práticas, seminários sobre tecnologia de processamento da carne caprina, demonstração e degustação de pratos especiais.

O curso será promovido pela Associação dos Criadores de Tejuçuoca em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, Agência de Desenvolvimento Econômico Local (ADEL), Prefeitura Municipal de Tejuçuoca, Secretaria de Agricultura de Tejuçuoca e EMARTECE.

Para saber mais entre em contato com a ADEL:
Email: adelmediocuru@yahoo.com.br
Tel: (085) 91247403

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *