Comunidade de Sítio do Meio celebra a conquista do Centro Integrado de Tecnologias (Cit)

Ontem (29/01), às 15h, aconteceu na comunidade de Sítio do Meio, em Pentecoste, a inauguração do primeiro Centro Integrado de Tecnologias (Cit), uma ação do Projeto Rede de Jovens Empreendedores Rurais desenvolvido pela Adel e apoiado pelo Programa Oi Novos Brasis do Instituto Oi Futuro. Ao todo, serão cinco Centros implantados nas comunidades rurais.

Os Centros Integrados de Tecnologias (Cit’s) tem como objetivo possibilitar aos jovens o acesso às Tecnologias de Informações e Comunicação (TIC’s) e conta com a parceria das Associações Comunitárias.

Em Sítio do Meio a Adel conta com o apoio da Associação local que cedeu o espaço e também com um grupo de 35 jovens participantes do projeto, que tiveram um papel fundamental na organização do espaço. Os jovens e as lideranças comunitárias se mobilizaram e construíram uma sala ao lado da Sede da Associação para funcionar o Cit.

Segundo o jovem Ramilison, que trabalhou como pedreiro voluntário, participar do processo de construção foi uma oportunidade para eles já irem se apoderando do espaço. “É bom fazer parte de todo o processo de construção, se sentir parte e útil e fazer um bem não só pra mim, mas para todos os demais jovens da comunidade. Construir o espaço junto com os meus amigos aqui parecia uma brincadeira, é bom trabalharmos, conversamos, prosarmos e ainda vê o resultado ao final”, enfatiza o jovem.

Além dos jovens, pais e demais moradores da comunidade celebraram entusiasmados a conquista. O Sr. Aldenir, Vice-Presidente da Associação, falou durante o evento o quanto o Cit será útil para os jovens e a comunidade. “Eu acredito que este espaço é muito importante para nós, e principalmente para os jovens, pois eles vão ter acesso à informação e podem se desenvolver muito mais”, comenta.

O evento contou com a participação da Coordenadora do Projeto, Evilene Abreu, lideranças da Adel, diretoria da Associação Comunitária do Sítio do Meio, jovens e demais moradores da comunidade.

Compartilhar: