Diagnóstico apresenta potencialidades e vulnerabilidades de comunidades rurais no Rio Grande do Norte

 

Desde março de 2018, a Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) realiza diversas atividades no âmbito do Programa EDP Renováveis Rural – programa social realizado pela EDP Renováveis Brasil nos municípios de Touros e Jandaíra, no Rio Grande do Norte.

O Programa EDP Renováveis Rural é uma estratégia para ampliar as capacidades de agricultores e agricultoras de pequenas propriedades em comunidades rurais no semiárido do Nordeste brasileiro. Faz isso a partir do investimento em capacitação, em difusão de tecnologias socioambientais e em assessoria aos atores locais para formação de arranjos produtivos e fortalecimentos de redes de proteção social.

Dentre as atividades realizadas até o momento, destaca a produção de um Diagnóstico sobre as potencialidades e vulnerabilidades de quatro comunidades rurais beneficiadas. O Diagnóstico contemplou entrevistas semiestruturadas com lideranças, representantes de órgãos públicos, instituições da sociedade civil e outros atores estratégicos nas comunidades rurais.

Além das entrevistas, a Adel realizou oficinas de Diagnóstico Rural Participativo (DRPs) com o objetivo de elaborar a cartografia social das comunidades atendidas. Os dados evidenciaram oportunidades, potencialidades e os desafios no contexto dos estabelecimentos produtivos de cada agricultor familiar.

 

Jandaíra e Touros somam mais de 40 mil habitantes e são municípios rurais localizados na região de Mato Grande. A agricultura e a pecuária em regime extensivo nesses municípios são basicamente para subsistência. O Diagnóstico definiu o perfil produtivo de cada agricultor(a) e foi essencial para a orientar a indicação das tecnologias socioambientais de convivência com o semiárido que serão implantadas nas propriedades dos pequenos produtores rurais nos dois municípios atendidos.

Na próxima etapa do Projeto, a Adel vai implantar tecnologias sustentáveis de convivência com o semiárido. Em um primeiro momento serão instaladas: Cisternas de Produção de 52 Mil litros; Unidades de produção agroecológica de mel de abelhas nativas; Unidades de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS); Unidades de reuso das águas cinzas; Unidades de criação de Galinhas Caipiras; Unidades de produção de mel (Apis); e, Unidades de produção de palma com reuso de água.

Repletos de talentos, habilidades, saberes e conhecimentos, as comunidades rurais onde o Programa é realizado têm imenso potencial criativo. “O principal objetivo do Programa EDP Renováveis Rural é contribuir com as comunidades vizinhas aos Parques Eólicos da Empresa e ajudá-los a desenvolver melhor as potencialidades que eles já têm”, explica Emiliana Fonseca, Especialista Ambiental da EDP Renováveis Brasil.

 

 

Sobre o Diagnóstico

O Diagnóstico de Potencialidades e Vulnerabilidades para o Desenvolvimento Rural de comunidades localizadas no entorno dos Parques Eólicos da EDP Renováveis Brasil nos municípios de Touros e Jandaíra, no Estado do Rio Grande do Norte, reúne dados relevantes para orientar a implantação de tecnologias socioambientais de convivência sustentável com o semiárido em 40 pequenas propriedades de agricultores familiares beneficiados pelo Programa EDP Renováveis Rural.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *