Economista cearense ganha Prêmio Empreendedor Social de Futuro

O economista Wagner Gomes, diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico Local recebeu o Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela ADEL. Na última semana a Agência da Boa Notícia havia divulgado a indicação dele ao Prêmio, junto com outros três finalistas. Na quinta-feira (25), Wagner teve a alegria de receber o Prêmio em solenidade no Museu de Arte de São Paulo.

O Prêmio é concedido pelo jornal Folha de S. Paulo, com patrocínio da Caixa e da Ernst & Young Terco. “Ser reconhecido por este prêmio mostra que estamos no caminho certo e devemos continuar com o nosso trabalho”, diz Wagner Gomes, que nasceu na comunidade rural Monte Alverne, município de Apuiarés/CE. Ele, antes mesmo de se formar em Economia pela Universidade Federal do Ceará, fundou com outros amigos do interior, a ADEL, em Pentecoste.  Juntos, passaram a trabalhar para desenvolver suas comunidades de origem.
A ADEL, criada em 2007, é um empreendimento social, sem fins lucrativos. Entre suas ações para estimular a produção de negócios sustentáveis no campo estão a capacitação de jovens para o empreendedorismo social e a orientação de agricultores com técnicas de produção adaptadas à região. Tudo sob coordenação de profissionais nascidos nas comunidades e formados em instituições de ensino superior da capital.

O Prêmio permitirá a Wagner Gomes contar com uma consultoria de gestão da sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social, no ano de 2011, por dez dias úteis em tempo integral. Ele recebeu também uma bolsa de estudos do curso de pós-graduação em gestão de projetos sociais e organizações do terceiro setor da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), a adesão gratuita para se tornar membro do The Hub São Paulo em 2011 e o acesso livre aos ciclos de formação empreendedora da Artemísia, que trabalha com o desenvolvimento de negócios sociais.

Em dois anos, a ADEL beneficiou 90 jovens e 585 famílias. A área de atuação da Agência se estende por Apuiarés, Pentecoste, Tejuçuoca e General Sampaio, baixo Acaraú e o norte do Ceará.
 
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *