“Nossa renda e autoestima melhorou porque cada um ganhava mais ou menos um salário mínimo. Apesar do meu afastamento do outro trabalho, estamos conseguindo obter essa renda, até mais, só com a peixaria, apesar de termos mais despesas. Temos bastantes motivos agora para acreditar no sucesso do negócio”.

Michel Barbosa Moreira, 28 years, conhecido como Xexel, e Maria Aparecida Sousa, 25 years, trabalham juntos no empreendimento Xexel do Camarão, em Paracuru. A decisão do casal de empreenderem juntos veio após o ingresso de Michel no Programa Jovem Empreendedor Rural da Adel.

Michel is the youngest son of three brothers and, Since I was a kid, He accompanied his father on the sale of fish. João Xavier, dono há mais de trinta anos de um box no mercado central de Paracuru, conta que criou todos os filhos graças a este negócio. Mas a família nunca viu a atividade como um negócio sustentável.

Somente Michel seguiu o ofício do pai e fortaleceu o desejo de um dia abrir o próprio negócio no local. Os dois outros irmãos cedo começaram a trabalhar em outras áreas, e Michel, aos 25 years, abriu a peixaria Xexel do Camarão em um box vizinho ao do pai. A decisão do jovem de trabalhar por conta própria veio acompanhada da necessidade de ter uma renda familiar própria.

However, ele continuou vendendo os peixes sem planejamento. A administração do negócio e os investimentos em marketing e comunicação eram praticamente inexistentes. Michel também não imaginava que era estratégico a vinda da esposa para auxiliar na gestão do negócio.Eu não via que era possível eu e minha esposa trabalhar juntos e ter nossa própria renda”.

Aparecida Sousa trabalhava como operadora de caixa em um empreendimento particular da cidade e já tinha noções básicas de gestão. But, nem ela e nem e o esposo viam que, juntando suas expertises, poderiam ampliar a peixaria e a renda familiar. Em busca de cursos para se especializar na área de gestão, Aparecida soube das inscrições do Programa e logo viu a possibilidade de Michel participar. “Incentivei imediatamente o Michel a ir participar do curso no meu lugar. Apesar do meu interesse, enxerguei que era bem melhor para ele. Tinha a questão do tempo livre, e eu não podia. Então falei do Programa e que ele precisava daquela capacitação, era uma boa oportunidade”.

Apesar de Michel ter aprendido muito com seu pai sobre a atividade, ele conta que, por diversas vezes, não obteve lucro necessário para investir no negócio. Quando teve a oportunidade de fazer o Curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios do Programa Jovem Empreendedor Rural, as mudanças começaram a vir.

Durante o curso, Michel aprendeu como gerenciar melhor o negócio dele e percebeu a importância de investir em comunicação e marketing. Ele planejou e decidiu investir na imagem e divulgação do empreendimento. Criou uma marca própria, produziu panfletos e fez anúncios em jornais, rádios e revistas da cidade para divulgar os produtos.

“Antes não tinha noção da importância do marketing. É muito importante, abrange não só a comunidade local, mas também clientes de fora. Investi em várias ações que desse mais visibilidade para o meu negócio, e hoje sei que tudo isso é o que traz mais da metade da minha clientela. Tem dias que recebemos mais encomendas por telefone do que na própria peixaria. Fico até surpreso as vezes.”

Além de ampliar o empreendimento, o jovem empreendedor rural Michel conta que o relacionamento do casal melhorou. “Antes Aparecida trabalhava como operadora de caixa durante oitos horas diárias, não tinha tempo para outra atividades. Às vezes, no fim do dia, mal conversávamos devido o tempo e o cansaço. Agora ela me ajuda na peixaria, estuda e tem mais tempo livre para sairmos juntos”.

O atendimento na peixaria, a recepção dos clientes e a organização dos produtos também foram fundamentais para o aumento das vendas. Com as orientações do Programa, Michel passou a compreender o fluxo de caixa, o orçamento e a gestão de custos do negócio dele.

“O melhor de tudo foi a aproximação da minha esposa quanto ao meu negócio. Ela não tinha tanto interesse como tem agora. Acredito que foi a partir do conhecimento que eu repassava para ela quando chegava da formação que passamos a enxergar juntos a oportunidade que tínhamos em mãos, e que só juntos poderíamos desenvolvê-la. "

Aparecida, que acompanha de perto o esposo, diz que a iniciativa da Adel contribui para a formação do jovem como empreendedor e pessoa. “O curso colaborou bastante nas mudanças da nossa família. Michel, de certa forma, é mais atencioso. Acredito que é os momentos reflexivos que ele tanto falava que tinha lá que ajudaram a ampliar sua visão. Agora nós gerenciamos melhor nossas finanças, fico feliz por ele ter participado do programa”.

A peixaria Xexel do Camarão está localizada em um box no mercado central na sede do município de Paracuru. No empreendimento, são vendidos camarões e frutos do mar, produtos com maior demanda do comércio local e principalmente dos turistas.

Com apoio financeiro do Fundo Veredas, estratégia da Adel para apoiar jovens empreendedores rurais, Michel reestruturou a peixaria, diversificou os produtos e comprou mais equipamentos. O atendimento ao cliente melhorou juntamente com a renda do casal e as perspectivas futuras. “Nossa renda e autoestima melhorou porque cada um ganhava mais ou menos um salário mínimo. Apesar do meu afastamento do outro trabalho, estamos conseguindo obter essa renda, até mais, só com a peixaria, apesar de termos mais despesas. Temos bastantes motivos agora para acreditar no sucesso do negócio. A nossa união fortaleceu o empreendimento e motivou a nossa família a acreditar também, e isso é muito gratificanteressalta Aparecida, que planeja fazer o curso em breve.