Entenda o modelo de negócio social da Adel

A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) é
uma tecnologia social reaplicável em todas as comunidades do Brasil. Seus
princípios são universais: que a aliança entre empreendedorismo, cooperação e
juventude é aceleradora do capital social de uma região, sendo capaz de
impulsionar o seu desenvolvimento local de modo endógeno e sustentável. A Adel
tem como principal função social a articulação, concertação e animação de redes
locais de atores para que ativem as potências de seus territórios (suas
vocações, conhecimentos e recursos) de modo planejado, organizado e com base em
arranjos produtivos e cooperativos. 

Isso porque a Adel entende que um dos principais
desafios para o desenvolvimento local é a pouca comunicação e cooperação entre
os atores – produtivos, políticos, culturais e sociais: pequenos e grandes
produtores, gestores públicos, empresários, organizações sociais, sindicatos,
movimentos sociais, associações, cooperativas, governos e empresas. E acredita
que quando esses atores empreendem e cooperam entre si, tendem a obter maior
eficiência em seus esforços para melhoria das condições coletivas e individuais
para produção, comercialização, governança, influência em políticas públicas,
difusão cultural e transformações nas condições de vida e de trabalho das
famílias – especialmente as que estão com situações de maior vulnerabilidade.
Isso é capital social. 
É fato que dificilmente esses atores se organizam por
si mesmos, de modo natural. Na maior parte dos casos, demandam uma estrutura
independente, que tenha uma perspectiva técnica e neutra e que assuma o papel
de coordenação e a tarefa de intermediar e animar os diálogos. É um serviço que
precisa ser oferecido para esses atores – um serviço essencial para promoção do
desenvolvimento local e, portanto, do ambiente em que os negócios e demais
atividades desses atores. E é esse o serviço que a Adel realiza. Pensando por
essa ótica, a Adel é um empreendimento que oferece aos territórios uma
modalidade de serviço que atende a uma demanda fundamental e que, em maior
prazo, agrega valor às atividades econômicas, sociais e políticas. 
Mas para que a Adel seja um modelo de referência e
possa ser reaplicada, como tecnologia social, em outras regiões, alcançando
maior escala, precisa primeiro desenvolver um modelo de negócios que
possibilite sua sustentabilidade e gere resultados financeiros para levar ao
seu crescimento com o passar dos anos. E o fato que a Adel pode ser entendida
como um empreendimento com perspectiva de negócio, gerador de impactos sociais
e econômicos positivos para as comunidades em que atua.
 
O negócio da Adel inclui um conjunto de serviços que
são absolutamente essenciais para o desenvolvimento local. Começando pela área
de pesquisa – em que a Adel observa o território, identifica suas vocações,
potencialidades e limitações e monitora e acompanha o progresso de fatores
positivos e negativos, especialmente identificando onde estão as demandas, os
desafios e as oportunidades. Trata-se de produção de conhecimento e de
informações essenciais para orientar investimentos e a elaboração de políticas,
projetos e estratégias por governos, empresas, investidores, organizações
sociais e pequenos produtores. A área de formação de redes é muito estratégica
para os territórios. É justamente a área da Adel em que os técnicos costuram as
relações de cooperação entre os atores e arquitetam estruturas organizativas
(como cooperativas, associações e fóruns) para permitir o diálogo e o
compartilhamento de ações e conhecimentos entre esses atores. Através das áreas
de capacitação e assessoria, a Adel intervém diretamente no dia a dia das
cadeias produtivas e dos processos de governança, contribuindo para fortalecer
e aprimorar os processos, chegando a resultados efetivos – tais como aumento de
produtividade e de rentabilidade nos estabelecimentos rurais e melhoria nas
políticas públicas e nos programas privados para a agricultura familiar.
Talvez seja mais difícil entender a Adel como um
empreendimento prestador de serviços porque os benefícios de seu negócio são menos
tangíveis, exigem um prazo maior para serem percebidos com clareza e,
principalmente, são difusos – ou seja, não são focados nos indivíduos e sim no
ambiente. Os principais resultados da Adel, em um primeiro momento, afetam as
coletividades e, em um segundo momento, impactam os atores em específico. Os
principais resultados da Adel nesses seus primeiros três anos de atuação estão
relacionados à formação de redes, de arranjos produtivos e de cooperativas
territoriais – que são indicativos da estruturação das cadeias produtivas e do
aumento do potencial de negócios na agricultura familiar, na medida em que são
formas organizativas que aprimoram o acesso a insumos, a produção e a
comercialização. 
No entanto, o crescimento e a sustentabilidade dos
negócios e empreendimentos de um território dependem essencialmente do
desenvolvimento do ambiente em que esses negócios e empreendimentos atuam. E é
nessa macro esfera, quase intangível, mas essencial, que a Adel atua,
contribuindo para transformações positivas no ambiente social, político e
econômico para os atores possam empreender com menos riscos e maiores
potenciais de resultados em maior prazo. 
Hoje, a Adel, ao entender que sua atuação vai ao
encontro de demandas efetivas dos atores locais e que tem como resultados em
maior prazo o próprio ganho tangível e a potencialização das atividades desses atores
(agregação de valor), está desenvolvendo seu modelo de negócios. Esse modelo
enfatiza a construção de relações economicamente sustentáveis entre a Adel e
seus parceiros, que são beneficiados por suas ações e seus projetos. A
viabilidade e o desenvolvimento institucional da Adel nos próximos anos
dependem do fortalecimento dessas relações de parceria com os atores locais.
Escrito por Gláucio Gomes, especialista em desenvolvimento local e
assessor de desenvolvimento institucional da Adel
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