Equipe da ADEL participa de Seminário de Formação de Educadores do PEJR em Salvador


O Instituto Souza Cruz promoveu no período de 07 a 11 de junho, em Salvador-BA, o Seminário de Formação de Educadores do Programa Empreendedorismo do Jovem Rural – PEJR.

Participaram do encontro, os educadores Aurigele Barbosa e Carlos Roberto Gomes, a Gerente de Projetos de Jovens Aurenir Luz e o Diretor Executivo da ADEL, Wagner Gomes. Também estavam presentes os educadores e representantes do MOC – Movimento de Organização Comunitária, associação comunitária sem fins lucrativos que atua há 43 anos na região sisaleira da Bahia.

A formação contou com a colaboração de Aparecida Fonseca, coordenadora pedagógica do Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural (Cedejor), Isabel Xavier, coordenadora pedagógica da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA) e Marcelo Miná, da Universidade Federal de Viçosa – MG.

Durante a formação foi apresentado o PEJR com suas modificações, discutida a pedagogia da alternância e foi construído o planejamento da I e II sequência.
O PEJR é um programa educacional que forma agentes de desenvolvimento rural, com base nas diretrizes: humana, técnica e gerencial, através da pedagogia da alternância com foco em juventude rural, agricultura familiar e desenvolvimento dos territórios.

Existente há 10 anos nos três estados da região Sul, o PEJR chega ao Nordeste através da parceria entre o Instituto Souza Cruz e a ADEL no Ceará e com o MOC na Bahia. No Ceará, o programa será implantado na microrregião do Médio Curu e atenderá 35 jovens dos municípios de Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio e Tejuçuoca.

“Acreditamos que o programa será uma boa oportunidade para os jovens de nossa região, comenta Aurenir Luz, Gerente de Projetos de Jovens da ADEL.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *