Evento encerra segunda fase do Programa EDP Renováveis Rural

Iniciativa beneficiou quarenta (40) agricultores familiares de quatro comunidades rurais no Rio Grande do Norte

Mais uma fase do Programa EDP Renováveis Rural será concluída amanhã, 26 de setembro, no Rio Grande do Norte. Quarenta (40) agricultores familiares dos municípios de Touros e Jandaíra, receberão certificados de participação das ações do Programa realizado no último ano pela EDP Renováveis.

O Programa EDP Renováveis Rural tem como objetivo gerar trabalho e renda para moradores de propriedades do entorno das Centrais Eólicas da EDP Renováveis, por meio de capacitações voltadas à competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais e do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais – de produção, gestão e boas práticas de convivência com o semiárido.

A segunda fase do Programa foi executada pela Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel), por meio da área de Novos Negócios, com apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Instituto EDP. Iniciada em abril de 2018, essa fase do EDP Renováveis Rural propôs contribuir com o desenvolvimento sustentável de quatro comunidades rurais (Cabeço, Lagoa de Serra Verde, Tubiba e Zabelê), localizadas no entorno das Centrais Eólicas JAU e Aventura 1.

Os agricultores que participaram dessa segunda fase do Programa foram selecionados após a elaboração do Diagnóstico de potencialidades e vulnerabilidades para o desenvolvimento rural, feito pela Adel. Para o Diagnóstico foram realizadas entrevistas com os agricultores e oficinas de Diagnóstico Rural Participativo (DRP) com o objetivo de coletar dados referentes às vulnerabilidades e oportunidades dos estabelecimentos produtivos. Após conhecer as demandas dos agricultores, o Programa EDP Renováveis Rural possibilitou aos beneficiários o acesso ao conhecimento e à diversas tecnologias.

O acesso ao conhecimento pelos agricultores ocorreu através de oficinas, assessorias e visitas técnicas. As oficinas abordaram diversos temas. Dentre eles, gestão da propriedade, empreendedorismo, comunicação e marketing, comercialização, uso racional da água, sistemas integrados de produção e defensivos naturais.

Já o acesso às tecnologias aconteceu por meio da implantação das seguintes tecnologias nas propriedades dos beneficiários: Unidade de Produção de Galinha Caipira; Cisterna “Telhadão”; Unidade de Produção Agroecológica de Mel (apis); Unidade de Produção Agroecológica; e, Unidade de produção agroecológica de mel de abelha Jandaíra. A escolha da tecnologia implantada foi definida pelo agricultor a partir das suas habilidades e de oportunidades existentes na propriedade.

As atividades dessa segunda fase também incluem a articulação e o fortalecimento de redes, grupos e arranjos colaborativos e cooperativos.

Fortalecimento Comunitário

Grupo de mulheres “Sabores e Resistência”

O Programa EDP Renováveis Rural contribuiu diretamente para o fortalecimento das Associação de Jovens Agroecologistas Amigos do Cabeço (Joca) em Cabeço, Jandaíra/RN, Associação Comunitária de Lagoa de Serra Verde e Grupo das Mulheres de Zabelê, Touros/RN.

Denominado “Sabores e Resistência” o grupo formado por mulheres que residem no Projeto de Assentamento Quilombo dos Palmares (antiga fazenda Zabelê), começaram a trabalhar juntas na produção artesanal de bolos desde 2012, ideia que surgiu da busca por uma atividade que gerasse ocupação, renda e autonomia.

Nesse último ano, com o apoio do Programa EDP Renováveis Rural as mulheres realizaram o sonho de ter a cozinha do grupo reformada para funcionar de forma adequada, em acordo com a legislação. Ainda com apoio do Programa, as mulheres do “Sabores e Resistência” receberam equipamentos para melhorar a qualidade e quantidade da produção.

A cozinha passou a ter pisos e paredes com cerâmica, pia em aço inox, novas instalações hidráulicas e sanitárias, esquadrias adequadas em alumínio, o que permitirá o aumento e diversificação dos produtos, assim como o armazenamento de forma adequada.

“Hoje em dia nossa cozinha tá uma benção, nós vamos fazer por onde valorizar e não perder mais nosso trabalho, procurando sempre melhorias, investindo nos nossos bolos e desenvolvimento do grupo”, reforça D. Maria de Lourdes, integrante do grupo.

Serviço:
Evento de Encerramento da Segunda Fase do Programa EDP Renováveis Rural
Dia 26 de novembro de 2018
Das 15h às 18h
Escola Municipal Professor Manoel Edimilson, Tubiba, João Câmara, RN.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *