Formação do Conselho de Desenvolvimento da Microrregião do Médio Curu

No último dia 30 de junho de 2009, a ADEL participou da nova formação do Conselho de Desenvolvimento do Microterritório do Médio Curu. Também estiveram presentes, as Secretarias de Agricultura de Apuiarés e Tejuçuoca, os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Pentecoste, Apuiarés e General Sampaio, a Câmara Municipal de Apuiarés, Federação das Associações de Apuiarés e o Conselho de Meio Ambiente de Apuiarés.

Na ocasião, discutiu-se a nova formação do Território da Cidadania da qual a microrregião participa denominado Território dos Vales do Curu e Aracatiaçu. Também foi construída a seguinte agenda:
– 08/07/2009: Reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial de Tejuçuoca;
– 09/07/2009: Reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial de Apuiarés
– 17/07/2009: Reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial de Pentecoste
– 21/07/2009: Seminário de formação do Conselho de Desenvolvimento Territorial da microrregião do Médio Curu.

O Território da Cidadania é um programa do Governo Federal, lançado em 2008, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre governo federal, estados, municípios e sociedade civil organizada são fundamentais para a construção dessa estratégia.

O Território da Cidadania Vales do Curu e Aracatiaçu abrange uma área de 12.143,70 km² e é composto por 18 municípios: Amontada, Apuiarés, General Sampaio, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. A população total do território é de 536.385 habitantes, dos quais 252.978 vivem na área rural, o que corresponde a 47,16% do total, possuem 22.229 agricultores familiares, 3.301 famílias assentadas, 2 comunidades quilombolas e 2 terras indígenas, o IDH médio é de 0,63.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *